Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15769
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A RELEVANCIA DO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Authors: Raphael, Jackeline Kruschewsky Duarte
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Fernandes, Sergio Augusto Franco
metadata.dc.creator: Raphael, Jackeline Kruschewsky Duarte
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Fernandes, Sergio Augusto Franco
Abstract: O tema da educação na contemporaneidade tem levado psicanalistas a questionar o mal-estar que permeia este campo, com leituras e conjecturas feitas a partir dos textos de Freud, na busca pelas suas contribuições. Em se tratando do Ensino Superior, Freud apresentou poucas reflexões sobre a Universidade, salvo um importante texto acerca do ensino da Psicanálise na Universidade. No decorrer de toda a sua obra, fala da educação e prevê muitas questões que se fazem presentes no contexto atual do Ensino Superior, principalmente no que tange à relação professor-aluno, pela via do conceito de transferência, abordado por ele desde os primórdios da psicanálise. Este estudo tem, como finalidade, buscar na obra de Freud, por meio de revisão bibliográfica, contribuições para o Ensino Superior a partir da reforma universitária vigente, ressaltando a transferência como um conceito fundamental.
Keywords: Educação superior
Psicanálise
Transferência
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UFSE
Citation: RAPHAEL, J. K. D. ; COELHO, M.T.Á.D.; FERNANDES, S. A. F. A RELEVÂNCIA DO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR. In: Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristovão: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15769
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Trabalho Apresentado em Evento (PPGEISU)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.