Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Araújo, Sheila Correia de | - |
dc.creator | Araújo, Sheila Correia de | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-18T13:50:34Z | - |
dc.date.available | 2013-12-18T13:50:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.issn | tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14228 | - |
dc.description.abstract | Esta tese parte do pressuposto que o lar é o primeiro ambiente ao qual pertence a criança e onde lhe serão oferecidas informações culturais, sociais e morais que são transmitidas através de gerações; e que, ao nascer uma criança cega, repercussões ao seu desenvolvimento serão promovidas, primeiramente, por seus familiares. O objetivo geral é descrever o ambiente familiar e a sua influência no desenvolvimento da criança cega e os objetivos específicos são analisar o processo de interação ambiental, a partir do conhecimento do espaço imediato de crianças cegas, descrever a especificidade desse sistema, relacionar os fatores da especificidade do sistema com o desenvolvimento da criança cega e conhecer o desenvolvimento funcional da criança estudada. A cegueira é compreendida a partir da perspectiva do modelo social da deficiência que aponta a desigualdade, a injustiça social e de opressão como fatores que influenciam negativamente a pessoa com deficiência; assim como compreende ser a cegueira apenas uma outra dialética para conhecer o mundo, se afastando da visão visocentrista. O referencial teórico adotado para compreender desenvolvimento humano é a teoria ecológica de Bronfenbrenner, que entende ser a partir da interrelação da pessoa com os diversos sistemas que irão ocorrer tanto continuidade quanto características disruptivas durante o curso da vida. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso e, inicialmente, a proposta era investigar três microssistemas nos quais vivia a criança. Contudo, sentiu-se a necessidade de observar outro ambiente desenvolvimental compreendido como o mesossistema, sendo escolhido para cada família um novo sistema, a saber: a casa dos avós paternos, a creche e o parque. O estudo foi realizado com três famílias e foram utilizados quatro instrumentos: o Inventário HOME (Home Observation for MeasurementoftheEnviromente), que avaliou a qualidade do ambiente em que vivia a criança; a entrevista semiestruturada, que compreendeu a singularidade e vulnerabilidade da criança com o seu entorno; a Avaliação Funcional da Criança, que foi aplicada pelos terapeutas das crianças para conhecer como estava o desenvolvimento da criança e as observações nos “Nichos” ecológicos para identificar as interações ocorridas no lar. O resultado aponta a fragilidade dos lares quanto a estruturas, educação e pobreza e o quanto as famílias sofrem com o preconceito e a invisibilidade das pessoas cegas. As díades de relação são propulsoras de desenvolvimento, assim como a convivência com coetâneos. As crianças iniciaram a intervenção precocemente em instituições especializadas e a inclusão se deu na educação infantil, sendo estes fatores positivos para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Conhecer as especificidades do microssistema e propor ações integradoras entre a educação e a saúde são fundamentais para uma atuação mais eficaz junto às famílias que convivem com crianças cegas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança Cega | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Teoria Ecológica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | A Família e o desenvolvimento da criança cega | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de | - |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.referees | Pimentel, Susana Couto | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
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