Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13956
Tipo: | Dissertação |
Título: | Letramento digital: um estudo a partir do Programa UCA-Irecê-BA |
Autor(es): | Nassri, Raquel Souza Zaidan |
Autor(es): | Nassri, Raquel Souza Zaidan |
Abstract: | O tema central deste trabalho de dissertação é o letramento digital do professor no contexto do Programa Um Computador por Aluno, na Escola Duque de Caxias, em Irecê, Bahia. Seu objetivo é investigar se os usos do computador e da internet do Programa UCA nessa escola favoreceram o processo de letramento digital dos professores, e se e como os professores contribuem para o letramento digital e a formação do leitor imersivo em suas práticas pedagógicas. Para alcançar o objetivo, direciona-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como instrumentos para a coleta de dados usa a observação do campo, entrevistas semi estruturadas e análise documental. Discute a cultura digital em suas principais características e a relaciona com os conceitos de letramento digital. Trata do perfil do leitor imersivo como aquele típico leitor da era digital, das formas de leitura e escrita que surgem nesse momento histórico, e analisa as maneiras pelas quais a escola pode abordar o conhecimento, incorporando práticas que incluem o fomento ao letramento digital. Discute o Programa Um Computador por Aluno como contexto potencialmente relevante para o desenvolvimento do letramento digital e do perfil do leitor imersivo. A pesquisa constatou que há potencialidades e conquistas no desenvolvimento do letramento digital do professor e do perfil do leitor imersivo a partir do Programa UCA, mas apontou as inúmeras dificuldades do processo, em especial no que se refere às práticas pedagógicas dos professores. |
Palavras-chave: | Letramento digital Programa um computaor por aluno Ensino auxiliador por computador Professores- Efeito das inovações tecnológicas Internet na educação |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | FACED/UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13956 |
Data do documento: | 26-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação final.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.