Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.authorNassri, Raquel Souza Zaidan-
dc.creatorNassri, Raquel Souza Zaidan-
dc.date.accessioned2013-11-26T15:18:55Z-
dc.date.available2013-11-26T15:18:55Z-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.date.submitted2013-05-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13956-
dc.description.abstractO tema central deste trabalho de dissertação é o letramento digital do professor no contexto do Programa Um Computador por Aluno, na Escola Duque de Caxias, em Irecê, Bahia. Seu objetivo é investigar se os usos do computador e da internet do Programa UCA nessa escola favoreceram o processo de letramento digital dos professores, e se e como os professores contribuem para o letramento digital e a formação do leitor imersivo em suas práticas pedagógicas. Para alcançar o objetivo, direciona-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como instrumentos para a coleta de dados usa a observação do campo, entrevistas semi estruturadas e análise documental. Discute a cultura digital em suas principais características e a relaciona com os conceitos de letramento digital. Trata do perfil do leitor imersivo como aquele típico leitor da era digital, das formas de leitura e escrita que surgem nesse momento histórico, e analisa as maneiras pelas quais a escola pode abordar o conhecimento, incorporando práticas que incluem o fomento ao letramento digital. Discute o Programa Um Computador por Aluno como contexto potencialmente relevante para o desenvolvimento do letramento digital e do perfil do leitor imersivo. A pesquisa constatou que há potencialidades e conquistas no desenvolvimento do letramento digital do professor e do perfil do leitor imersivo a partir do Programa UCA, mas apontou as inúmeras dificuldades do processo, em especial no que se refere às práticas pedagógicas dos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectPrograma um computaor por alunopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliador por computadorpt_BR
dc.subjectProfessores- Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.titleLetramento digital: um estudo a partir do Programa UCA-Irecê-BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesHetkowski, Tânia Maria-
dc.contributor.refereesBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.