Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.contributor.author | Nassri, Raquel Souza Zaidan | - |
dc.creator | Nassri, Raquel Souza Zaidan | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-26T15:18:55Z | - |
dc.date.available | 2013-11-26T15:18:55Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2013-05-24 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13956 | - |
dc.description.abstract | O tema central deste trabalho de dissertação é o letramento digital do professor no contexto do Programa Um Computador por Aluno, na Escola Duque de Caxias, em Irecê, Bahia. Seu objetivo é investigar se os usos do computador e da internet do Programa UCA nessa escola favoreceram o processo de letramento digital dos professores, e se e como os professores contribuem para o letramento digital e a formação do leitor imersivo em suas práticas pedagógicas. Para alcançar o objetivo, direciona-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como instrumentos para a coleta de dados usa a observação do campo, entrevistas semi estruturadas e análise documental. Discute a cultura digital em suas principais características e a relaciona com os conceitos de letramento digital. Trata do perfil do leitor imersivo como aquele típico leitor da era digital, das formas de leitura e escrita que surgem nesse momento histórico, e analisa as maneiras pelas quais a escola pode abordar o conhecimento, incorporando práticas que incluem o fomento ao letramento digital. Discute o Programa Um Computador por Aluno como contexto potencialmente relevante para o desenvolvimento do letramento digital e do perfil do leitor imersivo. A pesquisa constatou que há potencialidades e conquistas no desenvolvimento do letramento digital do professor e do perfil do leitor imersivo a partir do Programa UCA, mas apontou as inúmeras dificuldades do processo, em especial no que se refere às práticas pedagógicas dos professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Programa um computaor por aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliador por computador | pt_BR |
dc.subject | Professores- Efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação | pt_BR |
dc.title | Letramento digital: um estudo a partir do Programa UCA-Irecê-BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Hetkowski, Tânia Maria | - |
dc.contributor.referees | Bonilla, Maria Helena Silveira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação final.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.