https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13942
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para a educação do campo alcançar as escolas no rural |
Título(s) alternativo(s): | Ensaio |
Autor(es): | Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda |
Autor(es): | Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda |
Abstract: | O presente artigo visa a trazer para o debate os questionamentos em torno da viabilidade das políticas de educação do campo nos territórios do rural brasileiro. Entre a política de direitos e a cultura de direitos, vale a reflexão de como a "educação do campo", ao alcançar o universo retórico e legalista das políticas educacionais brasileiras já no século XXI, pode de fato ser apropriada pelos (significativos) pedaços do rural que não se encontram em "movimento" (este rural ainda sob a lógica da produção capitalista, muitas vezes inerte ao mundo de lutas e labutas dos movimentos sociais em diferentes cantos do Brasil nos últimos vinte anos). O texto aponta para a necessidade de aguçar o debate sobre questões importantes que circundam a educação do rural que se transforma em "campo" e que, ironicamente, pode estar ainda longe de ser implementada entre a noção de um campo ou outro. |
Palavras-chave: | Educação rural Educação do campo Políticas públicas |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13942 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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