Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13942
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para a educação do campo alcançar as escolas no rural
Título(s) alternativo(s): Ensaio
Autor(es): Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda
Autor(es): Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda
Abstract: O presente artigo visa a trazer para o debate os questionamentos em torno da viabilidade das políticas de educação do campo nos territórios do rural brasileiro. Entre a política de direitos e a cultura de direitos, vale a reflexão de como a "educação do campo", ao alcançar o universo retórico e legalista das políticas educacionais brasileiras já no século XXI, pode de fato ser apropriada pelos (significativos) pedaços do rural que não se encontram em "movimento" (este rural ainda sob a lógica da produção capitalista, muitas vezes inerte ao mundo de lutas e labutas dos movimentos sociais em diferentes cantos do Brasil nos últimos vinte anos). O texto aponta para a necessidade de aguçar o debate sobre questões importantes que circundam a educação do rural que se transforma em "campo" e que, ironicamente, pode estar ainda longe de ser implementada entre a noção de um campo ou outro.
Palavras-chave: Educação rural
Educação do campo
Políticas públicas
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13942
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludmila Oliveira.pdf159,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.