Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1386
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Transdisciplinaridade, Multirreferencialidade e Currículo
Otros títulos : Revista da FACED
Autor : Fagundes, Norma Carapiá
Burnham, Teresinha Fróes
metadata.dc.creator: Fagundes, Norma Carapiá
Burnham, Teresinha Fróes
Resumen : O propósito do presente artigo é tentar precisar melhor os termos transdisciplinaridade e multirreferencialidade, buscando identificar possibilidades e limites de cada um para a fundamentação de processos de transformação dos currículos escolares. O artigo inicia com um breve delineamento de problemas na organização desses currículos, gerados pela excessiva fragmentação e compartimentalização do ensino. Examina, em seguida, as abordagens transdisciplinar e multirrefencial, ressaltando as principais diferenças entre elas. Conclui com a discussão de algumas demandas sociais colocadas para o currículo e como cada uma das abordagens estudadas pode contribuir para o encaminhamento de tais demandas.
Palabras clave : Transdisciplinaridade
multirreferencialidade
complexidade
currículo
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1386
Fecha de publicación : 2001
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013.pdf109,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.