Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1386
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Transdisciplinaridade, Multirreferencialidade e Currículo |
Otros títulos : | Revista da FACED |
Autor : | Fagundes, Norma Carapiá Burnham, Teresinha Fróes |
metadata.dc.creator: | Fagundes, Norma Carapiá Burnham, Teresinha Fróes |
Resumen : | O propósito do presente artigo é tentar precisar melhor os termos transdisciplinaridade e multirreferencialidade, buscando identificar possibilidades e limites de cada um para a fundamentação de processos de transformação dos currículos escolares. O artigo inicia com um breve delineamento de problemas na organização desses currículos, gerados pela excessiva fragmentação e compartimentalização do ensino. Examina, em seguida, as abordagens transdisciplinar e multirrefencial, ressaltando as principais diferenças entre elas. Conclui com a discussão de algumas demandas sociais colocadas para o currículo e como cada uma das abordagens estudadas pode contribuir para o encaminhamento de tais demandas. |
Palabras clave : | Transdisciplinaridade multirreferencialidade complexidade currículo |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1386 |
Fecha de publicación : | 2001 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013.pdf | 109,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.