https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12693
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Em busca de uma epistemologia de geografia escolar: a transposição didática |
Authors: | Faria, Marcelo Oliveira de |
metadata.dc.creator: | Faria, Marcelo Oliveira de |
Abstract: | Este trabalho apresenta três aspectos fundamentais para a discussão sobre o ensino de geografia, com especial ênfase na questão epistêmica: uma análise histórica da inserção dessa disciplina como parte dos currículos escolares brasileiros, na qual sustento que a definição dos conteúdos da disciplina estiveram mais vinculados às finalidades estabelecidas para a educação escolar nos diferentes períodos históricos que no diálogo com os progressos e a evolução da geografia acadêmica; apresenta a Teoria da Transposição Didática formulada por Chevallard – que coloca a questão epistêmica no centro da relação didática - e algumas críticas à ela formuladas para o ensino de ciências humanas, em particular, a geografia; discute a pertinência da Teoria da Transposição Didática como possibilidade de aproximação entre o processo de renovação da geografia acadêmica e da geografia escolar. Reivindica a formação de professores como condição fundamental para que o processo de transposição didática se realize em sua plenitude, e que, de fato, contribua para provocar alterações no ensino de geografia na educação básica. O trabalho foi realizado através de pesquisa documental e bibliográfica, em diálogo com a experiência do autor de mais de vinte e cinco anos na escola básica, como coordenador de disciplina e de curso de formação de professores, e como professor em cursos de formação de professores – inicial e continuada – desde 2001. |
Keywords: | Educação geográfica Epistemologia Transposição didática Relação didática Geography education Epistemology Didactic transposition Didactic relationship |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12693 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcelo Oliveira de Faria.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.