Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorFaria, Marcelo Oliveira de-
dc.creatorFaria, Marcelo Oliveira de-
dc.date.accessioned2013-08-22T18:15:16Z-
dc.date.available2013-08-22T18:15:16Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12693-
dc.description233 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta três aspectos fundamentais para a discussão sobre o ensino de geografia, com especial ênfase na questão epistêmica: uma análise histórica da inserção dessa disciplina como parte dos currículos escolares brasileiros, na qual sustento que a definição dos conteúdos da disciplina estiveram mais vinculados às finalidades estabelecidas para a educação escolar nos diferentes períodos históricos que no diálogo com os progressos e a evolução da geografia acadêmica; apresenta a Teoria da Transposição Didática formulada por Chevallard – que coloca a questão epistêmica no centro da relação didática - e algumas críticas à ela formuladas para o ensino de ciências humanas, em particular, a geografia; discute a pertinência da Teoria da Transposição Didática como possibilidade de aproximação entre o processo de renovação da geografia acadêmica e da geografia escolar. Reivindica a formação de professores como condição fundamental para que o processo de transposição didática se realize em sua plenitude, e que, de fato, contribua para provocar alterações no ensino de geografia na educação básica. O trabalho foi realizado através de pesquisa documental e bibliográfica, em diálogo com a experiência do autor de mais de vinte e cinco anos na escola básica, como coordenador de disciplina e de curso de formação de professores, e como professor em cursos de formação de professores – inicial e continuada – desde 2001.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectRelação didáticapt_BR
dc.subjectGeography educationpt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectDidactic transpositionpt_BR
dc.subjectDidactic relationshippt_BR
dc.titleEm busca de uma epistemologia de geografia escolar: a transposição didáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Oliveira de Faria.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.