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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.author | Faria, Marcelo Oliveira de | - |
dc.creator | Faria, Marcelo Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T18:15:16Z | - |
dc.date.available | 2013-08-22T18:15:16Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12693 | - |
dc.description | 233 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta três aspectos fundamentais para a discussão sobre o ensino de geografia, com especial ênfase na questão epistêmica: uma análise histórica da inserção dessa disciplina como parte dos currículos escolares brasileiros, na qual sustento que a definição dos conteúdos da disciplina estiveram mais vinculados às finalidades estabelecidas para a educação escolar nos diferentes períodos históricos que no diálogo com os progressos e a evolução da geografia acadêmica; apresenta a Teoria da Transposição Didática formulada por Chevallard – que coloca a questão epistêmica no centro da relação didática - e algumas críticas à ela formuladas para o ensino de ciências humanas, em particular, a geografia; discute a pertinência da Teoria da Transposição Didática como possibilidade de aproximação entre o processo de renovação da geografia acadêmica e da geografia escolar. Reivindica a formação de professores como condição fundamental para que o processo de transposição didática se realize em sua plenitude, e que, de fato, contribua para provocar alterações no ensino de geografia na educação básica. O trabalho foi realizado através de pesquisa documental e bibliográfica, em diálogo com a experiência do autor de mais de vinte e cinco anos na escola básica, como coordenador de disciplina e de curso de formação de professores, e como professor em cursos de formação de professores – inicial e continuada – desde 2001. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
dc.subject | Relação didática | pt_BR |
dc.subject | Geography education | pt_BR |
dc.subject | Epistemology | pt_BR |
dc.subject | Didactic transposition | pt_BR |
dc.subject | Didactic relationship | pt_BR |
dc.title | Em busca de uma epistemologia de geografia escolar: a transposição didática | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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