Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12494
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Licenciatura em educação do campo: reivindicação dos movimentos sociais de luta e um desafio para a universidade
Título(s) alternativo(s): Revista de Educação Popular
Autor(es): D'Agostini, Adriana
Ortega Escobar, Micheli
Siqueira, Sandra Maria Marinho
Carvalho, Marize Souza
Albuquerque, Joelma de Oliveira
Perin, Teresinha
Silva, Guilherme Gil da
Alves, Melina Silva
Oliveira, Rafael Bastos de
Leite, Lucia Valois
Suruagy, Erika
Taffarel, Celi Nelza Zulke
Autor(es): D'Agostini, Adriana
Ortega Escobar, Micheli
Siqueira, Sandra Maria Marinho
Carvalho, Marize Souza
Albuquerque, Joelma de Oliveira
Perin, Teresinha
Silva, Guilherme Gil da
Alves, Melina Silva
Oliveira, Rafael Bastos de
Leite, Lucia Valois
Suruagy, Erika
Taffarel, Celi Nelza Zulke
Abstract: O texto apresenta dados da realidade sobre a situação da educação no campo e uma proposta de organização de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, voltado para formar professores das séries finais do ensino básico e ensino médio. Na justificativa estão expostas a relevância social e a necessidade vital da educação do campo. A explicitação da base teórico-metodológica traz o acúmulo das experiências desenvolvidas pelos movimentos de luta e por grupos de estudos e pesquisas das universidades que vêm se dedicando a enfrentar o desafio de formar professores e produzir conhecimento científico sobre Educação do Campo. Por fim, apresentamos a estrutura curricular e as propostas básicas de objetivo- avaliação, organização e trato com o conhecimento, tempos e espaços pedagógicos. Citamos também as principais referências que estão orientando o trabalho que se constitui em estudo piloto do qual fazem parte também as Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Compartilhar experiências, divulgar propostas, submetê-las a crítica e estimular outros a enfrentar o desafio da Educação do Campo são nossos propósitos para que este fato extraordinário - Licenciatura em Educação do Campo - torne-se realidade em outras Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil.
Palavras-chave: Educação do campo
Currículo para formação de professores
Projeto político pedagógico para escola do campo
Editora / Evento / Instituição: Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis / Universidade Federal de Uberlândia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12494
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
19987-75588-1-PB.pdf859,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.