Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12141
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física.
Autor(es): Taffarel, Celi Nelza Zulke
Autor(es): Taffarel, Celi Nelza Zulke
Abstract: O processo de formação continuada de profissionais de Educação Física no Brasil vem se dando, em parte, nos cursos de Pós-Graduação a Nível de Especialização em Educação Física. Anualmente são oferecidos Cursos pelas IES, nas diversas regiões do Brasil. Uma análise preliminar, a partir de depoimentos de professores, egressos do ensino Superior, atuantes nas Redes Municipal e Estadual de Ensino, participantes de tais Cursos, nos permitiu identificar problemas como: a dicotomia teoria-prática, a fragmentação do conhecimento, a diluição do conteúdo especifico da Educação Física, o "inchaço" dos currículos dos cursos com um número excessivo de disciplinas desarticuladas, a falta de orientação especifica para trabalhos monográficos, a desarticulação pedagógica dos professores. Na busca de elementos superadores, a serem historicamente construídos, apresentamos para a critica, uma proposição de teorização da prática voltada para informar/transformar a prática pedagógica concreta dos professores. Nesse sentido apresentamos elementos para a reflexão sobre os eixos, bem como, a Estruturação Básica de um Curso de Especialização em Metodologia de Ensino da Educação Física, a partir do reconhecimento das exigências pedagógicas e epistemológicas para a superação dos problemas curriculares identificados.
Palavras-chave: Educação Física
Esporte
Saúde
Lazer
Educação
Editora / Evento / Instituição: Motrivivência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12141
Data do documento: 1994
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.