Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.creatorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.date.accessioned2013-07-08T17:02:00Z-
dc.date.available2013-07-08T17:02:00Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.issn2175-8042-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12141-
dc.description.abstractO processo de formação continuada de profissionais de Educação Física no Brasil vem se dando, em parte, nos cursos de Pós-Graduação a Nível de Especialização em Educação Física. Anualmente são oferecidos Cursos pelas IES, nas diversas regiões do Brasil. Uma análise preliminar, a partir de depoimentos de professores, egressos do ensino Superior, atuantes nas Redes Municipal e Estadual de Ensino, participantes de tais Cursos, nos permitiu identificar problemas como: a dicotomia teoria-prática, a fragmentação do conhecimento, a diluição do conteúdo especifico da Educação Física, o "inchaço" dos currículos dos cursos com um número excessivo de disciplinas desarticuladas, a falta de orientação especifica para trabalhos monográficos, a desarticulação pedagógica dos professores. Na busca de elementos superadores, a serem historicamente construídos, apresentamos para a critica, uma proposição de teorização da prática voltada para informar/transformar a prática pedagógica concreta dos professores. Nesse sentido apresentamos elementos para a reflexão sobre os eixos, bem como, a Estruturação Básica de um Curso de Especialização em Metodologia de Ensino da Educação Física, a partir do reconhecimento das exigências pedagógicas e epistemológicas para a superação dos problemas curriculares identificados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMotrivivência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.pt_BR
dc.sourcehttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14660pt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numbern.5pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.1 - PROPOSTA PARA EIXOS ORIENTADORES DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENS1NO DA EDUCAÇÃO FÍSICA..pdf836,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.