Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.creator | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-08T17:02:00Z | - |
dc.date.available | 2013-07-08T17:02:00Z | - |
dc.date.issued | 1994 | - |
dc.identifier.issn | 2175-8042 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12141 | - |
dc.description.abstract | O processo de formação continuada de profissionais de Educação Física no Brasil vem se dando, em parte, nos cursos de Pós-Graduação a Nível de Especialização em Educação Física. Anualmente são oferecidos Cursos pelas IES, nas diversas regiões do Brasil. Uma análise preliminar, a partir de depoimentos de professores, egressos do ensino Superior, atuantes nas Redes Municipal e Estadual de Ensino, participantes de tais Cursos, nos permitiu identificar problemas como: a dicotomia teoria-prática, a fragmentação do conhecimento, a diluição do conteúdo especifico da Educação Física, o "inchaço" dos currículos dos cursos com um número excessivo de disciplinas desarticuladas, a falta de orientação especifica para trabalhos monográficos, a desarticulação pedagógica dos professores. Na busca de elementos superadores, a serem historicamente construídos, apresentamos para a critica, uma proposição de teorização da prática voltada para informar/transformar a prática pedagógica concreta dos professores. Nesse sentido apresentamos elementos para a reflexão sobre os eixos, bem como, a Estruturação Básica de um Curso de Especialização em Metodologia de Ensino da Educação Física, a partir do reconhecimento das exigências pedagógicas e epistemológicas para a superação dos problemas curriculares identificados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Motrivivência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. | pt_BR |
dc.source | http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14660 | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | n.5 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)
|