Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12037
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Os Simpsons nas aulas de língua inglesa: veículo de construção de valores culturais e éticos? |
Autor : | Matos, Adelmário Vital |
metadata.dc.creator: | Matos, Adelmário Vital |
Resumen : | Este trabalho mostra que o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira precisam incluir temas de relevância social para a vida do aprendiz a fim de torná-lo um cidadão crítico, apto a viver em sociedade e capaz de desenvolver valores éticos que o ajudem a promover a auto-estima e a autoconfiança. A pesquisa buscou observar os resultados da aplicação de atividades construídas a partir do desenho animado Os Simpsons em aulas de língua inglesa, privilegiando a utilização dos meios de comunicação de massa para levar o aluno a aprimorar os seus conhecimentos na língua-alvo. Para o estudo, aliou-se à teoria sociointeracionista de Vygotsky os pressupostos filosóficos de Paulo Freire. Defendeu-se a mediação da aprendizagem através de recursos que venham ao encontro dos interesses do aluno, bem como a interação que ocorre dentro e fora de sala de aula ao se abordar assuntos relacionados à realidade ou ao cotidiano do aprendiz. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, consistindo em um estudo de caso, que se utilizou de instrumentos de pesquisa como: questionários, diários de aprendizagem e entrevistas. Com base nos pressupostos teóricos e na análise dos dados coletados, demonstrou-se que o uso do desenho animado como elemento gerador de debates levou os aprendizes a refletirem sobre sua postura perante a vida e dentro da própria comunidade, fazendo-os reavaliarem valores éticos e sua atuação como cidadãos. Estudos sobre a utilização de programas pertencentes à cultura de massa em aulas de língua estrangeira se mostram, portanto, promissores e um campo fértil para futuras pesquisas. |
Palabras clave : | Ensino – aprendizagem Língua estrangeira Ética Simpsons Comunicação Língua inglesa Televisão na educação Animação (Cinematografia) Estudo e ensino Falantes de português |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12037 |
Fecha de publicación : | 27-jun-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGLL) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adelmário Vital Matos - pre-textuais.pdf | Parte inicial | 42,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Adelmário Vital Matos - ficha catalografica.pdf | Parte inicial | 9,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Adelmário Vital Matos - texto.pdf | Parte principal | 926,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Adelmário Vital Matos - anexos.pdf | Anexos | 680,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.