Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Anastácio, Sílvia Maria Guerra | - |
dc.contributor.author | Matos, Adelmário Vital | - |
dc.creator | Matos, Adelmário Vital | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-27T20:55:56Z | - |
dc.date.available | 2013-06-27T20:55:56Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12037 | - |
dc.description | 162 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho mostra que o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira precisam incluir temas de relevância social para a vida do aprendiz a fim de torná-lo um cidadão crítico, apto a viver em sociedade e capaz de desenvolver valores éticos que o ajudem a promover a auto-estima e a autoconfiança. A pesquisa buscou observar os resultados da aplicação de atividades construídas a partir do desenho animado Os Simpsons em aulas de língua inglesa, privilegiando a utilização dos meios de comunicação de massa para levar o aluno a aprimorar os seus conhecimentos na língua-alvo. Para o estudo, aliou-se à teoria sociointeracionista de Vygotsky os pressupostos filosóficos de Paulo Freire. Defendeu-se a mediação da aprendizagem através de recursos que venham ao encontro dos interesses do aluno, bem como a interação que ocorre dentro e fora de sala de aula ao se abordar assuntos relacionados à realidade ou ao cotidiano do aprendiz. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, consistindo em um estudo de caso, que se utilizou de instrumentos de pesquisa como: questionários, diários de aprendizagem e entrevistas. Com base nos pressupostos teóricos e na análise dos dados coletados, demonstrou-se que o uso do desenho animado como elemento gerador de debates levou os aprendizes a refletirem sobre sua postura perante a vida e dentro da própria comunidade, fazendo-os reavaliarem valores éticos e sua atuação como cidadãos. Estudos sobre a utilização de programas pertencentes à cultura de massa em aulas de língua estrangeira se mostram, portanto, promissores e um campo fértil para futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino – aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Simpsons | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Televisão na educação | pt_BR |
dc.subject | Animação (Cinematografia) | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Falantes de português | pt_BR |
dc.title | Os Simpsons nas aulas de língua inglesa: veículo de construção de valores culturais e éticos? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2009. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adelmário Vital Matos - pre-textuais.pdf | Parte inicial | 42,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Adelmário Vital Matos - ficha catalografica.pdf | Parte inicial | 9,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Adelmário Vital Matos - texto.pdf | Parte principal | 926,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Adelmário Vital Matos - anexos.pdf | Anexos | 680,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.