Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12037
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Os Simpsons nas aulas de língua inglesa: veículo de construção de valores culturais e éticos? |
Authors: | Matos, Adelmário Vital |
metadata.dc.creator: | Matos, Adelmário Vital |
Abstract: | Este trabalho mostra que o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira precisam incluir temas de relevância social para a vida do aprendiz a fim de torná-lo um cidadão crítico, apto a viver em sociedade e capaz de desenvolver valores éticos que o ajudem a promover a auto-estima e a autoconfiança. A pesquisa buscou observar os resultados da aplicação de atividades construídas a partir do desenho animado Os Simpsons em aulas de língua inglesa, privilegiando a utilização dos meios de comunicação de massa para levar o aluno a aprimorar os seus conhecimentos na língua-alvo. Para o estudo, aliou-se à teoria sociointeracionista de Vygotsky os pressupostos filosóficos de Paulo Freire. Defendeu-se a mediação da aprendizagem através de recursos que venham ao encontro dos interesses do aluno, bem como a interação que ocorre dentro e fora de sala de aula ao se abordar assuntos relacionados à realidade ou ao cotidiano do aprendiz. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, consistindo em um estudo de caso, que se utilizou de instrumentos de pesquisa como: questionários, diários de aprendizagem e entrevistas. Com base nos pressupostos teóricos e na análise dos dados coletados, demonstrou-se que o uso do desenho animado como elemento gerador de debates levou os aprendizes a refletirem sobre sua postura perante a vida e dentro da própria comunidade, fazendo-os reavaliarem valores éticos e sua atuação como cidadãos. Estudos sobre a utilização de programas pertencentes à cultura de massa em aulas de língua estrangeira se mostram, portanto, promissores e um campo fértil para futuras pesquisas. |
Keywords: | Ensino – aprendizagem Língua estrangeira Ética Simpsons Comunicação Língua inglesa Televisão na educação Animação (Cinematografia) Estudo e ensino Falantes de português |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12037 |
Issue Date: | 27-Jun-2013 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adelmário Vital Matos - pre-textuais.pdf | Parte inicial | 42,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Adelmário Vital Matos - ficha catalografica.pdf | Parte inicial | 9,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Adelmário Vital Matos - texto.pdf | Parte principal | 926,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Adelmário Vital Matos - anexos.pdf | Anexos | 680,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.