Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11904
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Percepções de médicos sobre o papel do pedagogo no trabalho com crianças hospitalizadas: o caso do Hospital das Clínicas da UFBA
Autor : Mascarenhas, Aline Daiane Nunes
metadata.dc.creator: Mascarenhas, Aline Daiane Nunes
Resumen : A presente pesquisa teve por objetivo perceber as representações sociais que os médicos pediatras possuem acerca do trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar. A realização desse trabalho se desenvolveu mediante a abordagem qualitativa que teve como orientação a Teoria das Representações Sociais. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram à observação participante e a entrevista semi-estruturada composta por 32 questões. Para a realização dessa pesquisa foi utilizada a contribuição valiosa de 07 sujeitos, sendo cinco do sexo feminino e dois do sexo masculino. Após realização da coleta de dados, precedeu a análise do material à luz da análise de conteúdo que articulada a teoria das Representações Sociais buscaram compreender a maneira pela qual os médicos partilham de crenças em torno do trabalho do pedagogo no hospital. As representações se ancoraram em quatro categorias, são elas: aspectos do trabalho do pedagogo no hospital e o imaginário social; classe hospitalar e o trabalho educativo no hospital; educação e saúde; humanização, representação da doença e direitos da criança. Os resultados apontaram para o reconhecimento por parte dos pediatras em torno do atendimento educativo realizado pelo pedagogo na classe hospitalar como sendo essencial na promoção da saúde. A classe hospitalar não deve se configurar como um espaço de transposição da escola regular, principalmente no que se refere aos conteúdos; existem especificidades no atendimento realizado as crianças hospitalizadas que levam em conta a sua faixa etária, sua condição de comprometimento por conta da doença, seu estado emocional e a utilização de tecnologia assistiva. Esses achados demonstram que o pedagogo e a classe hospitalar possuem uma identidade no contexto da enfermaria pediátrica quanto a sua função junto a criança hospitalizada.
Palabras clave : Pedagogo
Classe hospitalar
Pediatra
Educator
Class hospital
Pediatrician
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11904
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_Aline Mascarenhas.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.