https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11867
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trilhas de leituras - ponte para o ser crítico: Projeto Salvador |
Autor(es): | Rodrigues, Maria Emilia Oliveira de Santana |
Autor(es): | Rodrigues, Maria Emilia Oliveira de Santana |
Abstract: | O estudo refere-se à pesquisa realizada com um grupo de professoras e professores da rede municipal de ensino, inseridos no Programa de Formação de Professores da FACED/UFBA, denominado Projeto Salvador, turma 1. A análise descreve as significações de leitura construídas pelos docentes, em processo de formação acadêmica, observando as relações entre as leituras realizadas durante esse processo e o desenvolvimento da criticidade destes sujeitos. Na literatura acadêmica, buscam-se autores (Andrade, Bardin, Chartier, Deleuze, Franco, Freire, Gallefi, Japiassú, Jouve, Kant, Lajolo, Macedo, Orlandi, Silva), que refletem algumas associações sobre os temas: leitura e criticidade. Opta-se pela abordagem em pesquisa qualitativa e utiliza-se o recurso da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin. Desenvolve-se um corpus de conhecimento que busca: perceber como docentes, em processo de formação constroem suas leituras; identificar as leituras realizadas por docentes participantes do Projeto Salvador; contribuir para a ampliação dos conhecimentos na área de leitura de docentes em formação, no sentido de observar os atos de leitura realizados pelos mesmos, na perspectiva de pensar e sentir criticamente o que leram. A partir de entrevistas, observações e respostas a questionários, analisam-se as trilhas de leituras concretizadas pelos docentes. Os resultados encontrados mostram as significações de leitura construídas pelas professoras e professores, com base no senso comum e em alguns teóricos lidos, e apontam marcas e alertas de leitura que auxiliam tanto docentes, em processo de formação, como também as próprias agências formadoras, no sentido de continuarem a discutir e aprofundar esta temática. |
Palavras-chave: | Leitura Leitura crítica Professores – formação Projeto Salvador Reading Reading criticism Teachers Formation of instructors Salvador project Educação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11867 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Emilia Rodrigues.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.