https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11844
Tipo: | Dissertação |
Título: | O fio da trama: arte no currículo sergipano |
Autor(es): | Severo, Márjorie Garrido |
Autor(es): | Severo, Márjorie Garrido |
Abstract: | Este trabalho tece considerações sobre como aconteceram as propostas de Arte no currículo da Rede Municipal de Ensino de Aracaju em Sergipe, principalmente entre os anos de 2003 a 2007. Nesta dissertação a metáfora da rede foi utilizada, já que a perspectiva deste trabalho é entender o currículo como uma experiência tecida coletivamente enredada por muitos fios e nós. A metodologia teve referencial epistemológico na Hermenêutica de Paul Ricoeur, a tentativa de promover a interpretação dos textos e discursos na pesquisa fez parte da tessitura, os instrumentos utilizados nesta pesquisa qualitativa foram: observação, entrevistas semi-estruturadas, questionários e bricolagens realizadas com o grupo de professores de Arte da Rede Municipal de Aracaju. Visitas à escolas da Rede e o contato com coordenadores e professores externos também fizeram parte da abordagem. Os tópicos que fazem parte desta dissertação percorrem desde as Concepções de Currículo; Currículo na Pós-Modernidade; O Ensino de Arte no Currículo Escolar; A formação dos Arte/Educadores em Aracaju até considerar a Trama - Arte na Rede, pela Rede e para a Rede Municipal de Aracaju. Todos estes tópicos produzem fios que se entrelaçam no tecido/tecitura/texto desenvolvido. A análise possibilitou perceber a complexidade presente nas relações de produção do currículo. Como resultado foi gerado um esboço de um sistema dinâmico de unidades que perfazem a Arte no currículo e a partir dele foi esboçada ainda uma rede de evidências da Arte no currículo escolar. Pode-se considerar que situar o indivíduo no presente como nódulo numa rede de interações e possibilidades tem relevância para, a partir dessa perspectiva, rever as propostas curriculares em Arte. |
Palavras-chave: | Curriculum Complexidade Artes visuais Educação Currículo Arte/educação Complexity Visual arts Art/education |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11844 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marjorie Garrido.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.