https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11839| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Jogos pedagógicos: uma experiência em língua portuguesa, no ensino médio |
| Autor(es): | Oliveira, Luciana de Castro |
| Autor(es): | Oliveira, Luciana de Castro |
| Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo estudar de que forma o uso do jogo, enquanto recurso de ensino – aprendizagem, no ensino médio, contribui para a construção crítica, prazerosa e consciente do conhecimento, na disciplina Língua Portuguesa, buscando observar e investigar as atividades desenvolvidas, no sentido de avaliar seus resultados.Tomamos como espaço empírico quatro turmas de primeiro ano do Ensino Médio, no CEFET-Ba, em virtude da experiência, nessa Instituição, de um projeto ludopedagógico, desenvolvido pelas professoras envolvidas na pesquisa. A partir das investigações feitas, definimos nossa concepção de jogo, adotando como suporte teórico as contribuições de Huizinga, Brougère, Chateau, Kishimoto, Piaget, entre outros. Realizamos entrevistas, aplicamos questionários e fizemos observações diretas. As ações e o discurso dos educandos e educadores nos fizeram concluir que o jogo, no Ensino Médio, na disciplina Língua Portuguesa, proporciona ao adolescente a oportunidade de experimentar uma aprendizagem mais significativa, onde, pela experiência, ele vai percebendo e compreendendo os conteúdos da matéria como elementos vivos e dinâmicos. |
| Palavras-chave: | Portuguese (second degree) Educational games Estudo e ensino Língua portuguesa (segundo grau) Jogos no ensino de língua portuguesa Jogos educativos Educação Games in portuguese language education Study and teaching |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11839 |
| Data do documento: | 2001 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Luciana Oliveira.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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