https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11833
Tipo: | Tese |
Título: | Dicotomia entre o discurso e a prática pedagógica na educação a distância |
Autor(es): | Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e |
Autor(es): | Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e |
Abstract: | As possibilidades educativas dos ambientes informais de aprendizagem da rede, quando aplicadas aos ambientes formais de aprendizagem, geram uma dicotomia entre o discurso e a prática pedagógica. Esta é a tese desenvolvida nos capítulos a seguir. As formas de interação em rede, de acesso ao conhecimento e as possibilidades de trocas de informação entre os internautas em um ambiente virtual informal sofrem alterações quando há a formalização dos cursos. Isto porque, o currículo traz condicionantes de tempo (carga horária, necessidade de avaliação em determinados períodos) e espaço (ambiente virtual do curso restrito aos inscritos, ferramentas de interação com moderadores) que irão impactar na sociabilidade do ambiente virtual formal. Para o desenvolvimento desta tese, foram analisadas três experiências pioneiras de utilização da rede nem um contexto educativo. A estratégia de análise foi a comparação entre o discurso e a prática pedagógica destas três experiências. A metodologia utilizada foi a abordagem dialética e a pesquisa de campo foi feita através de entrevistas com autores e executores dos cursos analisados. |
Palavras-chave: | Aprendizado em rede Educação à distância Currículo Distance learning Network based learning Curriculum |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11833 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clarissa Braga.pdf | 811,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.