Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.authorChagas, Rita de Cácia Santos-
dc.creatorChagas, Rita de Cácia Santos-
dc.date.accessioned2013-06-10T20:06:31Z-
dc.date.available2013-06-10T20:06:31Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11809-
dc.description90 f.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo contribuir para reflexão acerca do papel do currículo na relação escola e mundo do trabalho, mais especificamente o lugar da práxis no currículo da chamada Pedagogia da Alternância (PA). De natureza etnográfica e com um viés multirreferencial, partiu-se do conceito de “espaço de aprendizagem”, buscando compreender a trama que envolve a realidade cotidiana dos sujeitos trabalhadores do campo, mas que necessitam da escola como alternativa e um direito para uma formação ampliada. Tendo como pano de fundo as escolas famílias agrícolas, recolheram-se, nesta pesquisa, alguns conteúdos simbólicos e representativos da experiência dos sujeitos envolvidos nesta trama, ou seja, alternantes, monitores, familiares e membros da comunidade, tanto na dimensão do trabalho do campo enquanto atividade humana, quanto na dimensão escolar, percebendo-se a emergência dos conflitos e das expectativas geradas. Pautada, assim, numa ética solidária em seu processo educativo-formativo, as escolas famílias agrícolas formam, então, jovens cidadãos, tendo no currículo diferenciado, ou seja, voltado para as demandas dos trabalhadores do campo, um dos seus pilares constitutivos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectEspaço educacionalpt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectCurriculapt_BR
dc.subjectCareer educationpt_BR
dc.subjectEducation in the countrysidept_BR
dc.subjectLearning spacept_BR
dc.subjectAlternância’s pedagogypt_BR
dc.subjectPraxis in pedagogypt_BR
dc.titlePorta giratória entre o espaço da pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola Mãe Jovina e o campo: um diálogo possível?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Rita de Cacia Chagas1.pdfParte 17,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_Rita de Cacia Chagas2.pdfParte 2391,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_Rita de Cacia Chagas3.pdfParte 31,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.