Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Burnham, Teresinha Fróes | - |
dc.contributor.author | Chagas, Rita de Cácia Santos | - |
dc.creator | Chagas, Rita de Cácia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T20:06:31Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T20:06:31Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11809 | - |
dc.description | 90 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo contribuir para reflexão acerca do papel do currículo na relação escola e mundo do trabalho, mais especificamente o lugar da práxis no currículo da chamada Pedagogia da Alternância (PA). De natureza etnográfica e com um viés multirreferencial, partiu-se do conceito de “espaço de aprendizagem”, buscando compreender a trama que envolve a realidade cotidiana dos sujeitos trabalhadores do campo, mas que necessitam da escola como alternativa e um direito para uma formação ampliada. Tendo como pano de fundo as escolas famílias agrícolas, recolheram-se, nesta pesquisa, alguns conteúdos simbólicos e representativos da experiência dos sujeitos envolvidos nesta trama, ou seja, alternantes, monitores, familiares e membros da comunidade, tanto na dimensão do trabalho do campo enquanto atividade humana, quanto na dimensão escolar, percebendo-se a emergência dos conflitos e das expectativas geradas. Pautada, assim, numa ética solidária em seu processo educativo-formativo, as escolas famílias agrícolas formam, então, jovens cidadãos, tendo no currículo diferenciado, ou seja, voltado para as demandas dos trabalhadores do campo, um dos seus pilares constitutivos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação no campo | pt_BR |
dc.subject | Espaço educacional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Curricula | pt_BR |
dc.subject | Career education | pt_BR |
dc.subject | Education in the countryside | pt_BR |
dc.subject | Learning space | pt_BR |
dc.subject | Alternância’s pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Praxis in pedagogy | pt_BR |
dc.title | Porta giratória entre o espaço da pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola Mãe Jovina e o campo: um diálogo possível? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|