Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11807
Tipo: Tese
Título: Representações sociais do professor de educação de jovens e adultos sobre leitura e escrita
Autor(es): Barreto, Denise Aparecida Brito
Autor(es): Barreto, Denise Aparecida Brito
Abstract: Ao contrário do que muita gente acredita, ninguém aprende primeiro para fazer depois. É fazendo que se aprende a fazer, é ensinando que se aprende a ensinar, é lendo que se aprende a ler. Porém, existe uma condição indispensável para que isso aconteça. Esta condição é pensar sobre aquilo que se faz ou se está fazendo. E foi a partir dessa condição, que este estudo, sobre as representações sociais dos professores de Educação de Jovens e Adultos sobre leitura e escrita, foi idealizado e realizado. O universo desta pesquisa foi composto por 149 professores, distribuídos em escolas públicas estaduais e municipais, em Vitória da Conquista-BA. Com a intenção de um maior conhecimento do problema de investigação, considerou-se ser indispensável a diversificação de respondentes a esses instrumentos, tornando-se sujeitos da pesquisa professores de diversas áreas, que atuam nessa modalidade de ensino. Desenvolveu-se um trabalho pedagógico visando investigar as representações sociais de professores de EJA sobre leitura e escrita em Vitória da Conquista-BA, e contribuir paralelamente, no que diz respeito à formação do professor/leitor/escritor, por ser esta uma proposta metodológica de leitura e escrita em serviço desse professor. Foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, como os métodos mais adequados para atender às expectativas deste estudo, reunindo, através delas, mais elementos para se compreender as representações sociais dos professores de EJA sobre leitura e escrita, em Vitória da Conquista-BA. Este estudo permitiu-nos constatar que para esse ensino ser eficaz faz-se necessário, entre outros fatores, que o professor mude sua prática, invertendo as prioridades que são dadas hoje no ensino de língua, em que o estudo da metalinguagem ocupa maior parte das aulas de português, sobrando tempo mínimo para a leitura e reflexão sobre os problemas por ela enfocados. Portanto, desenvolveu-se um trabalho diagnóstico, visando investigar as representações sociais dos professores de EJA, nos ambientes assinalados, e contribuir, paralelamente, no que diz respeito à formação do professor/leitor/escritor, na construção de novas metodologias e propostas de aprendizado de leitura na prática docente dos professores de EJA, tendo em vista o desenvolvimento continuado do sujeito leitor. E só o professor leitor está apto a trabalhar o aprendizado de leitura com seus alunos. Para coerência desse trabalho, coletou-se dados dos docentes com base nas suas representações sobre leitura e escrita, por meio de questionários, entrevistas e observações dos encontros entre professores e coordenadores da rede estadual e municipal. Com os resultados obtidos, observouse que as representações de leitura e escrita dos professores permanecem ainda restrita a poucos textos, e que as práticas escolares deveriam orientar-se de forma mais refletida e sistemática para o fomento de atitudes favoráveis à leitura e ao seu aprendizado crítico, capazes de perdurar após o término da educação formal e resultar numa postura ativa na busca de oportunidades de desenvolvimento cultural e educação continuada.
Palavras-chave: Leitura e escrita
Representações sociais
Prática docente
Formação de professores
Alfabetização de adultos
Reading and writing
Adult literacy
Teacher education
Social representations
Teaching practice
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11807
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Denise Aparecida.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.