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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11807
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorBarreto, Denise Aparecida Brito-
dc.creatorBarreto, Denise Aparecida Brito-
dc.date.accessioned2013-06-10T19:56:37Z-
dc.date.available2013-06-10T19:56:37Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11807-
dc.description237 f.pt_BR
dc.description.abstractAo contrário do que muita gente acredita, ninguém aprende primeiro para fazer depois. É fazendo que se aprende a fazer, é ensinando que se aprende a ensinar, é lendo que se aprende a ler. Porém, existe uma condição indispensável para que isso aconteça. Esta condição é pensar sobre aquilo que se faz ou se está fazendo. E foi a partir dessa condição, que este estudo, sobre as representações sociais dos professores de Educação de Jovens e Adultos sobre leitura e escrita, foi idealizado e realizado. O universo desta pesquisa foi composto por 149 professores, distribuídos em escolas públicas estaduais e municipais, em Vitória da Conquista-BA. Com a intenção de um maior conhecimento do problema de investigação, considerou-se ser indispensável a diversificação de respondentes a esses instrumentos, tornando-se sujeitos da pesquisa professores de diversas áreas, que atuam nessa modalidade de ensino. Desenvolveu-se um trabalho pedagógico visando investigar as representações sociais de professores de EJA sobre leitura e escrita em Vitória da Conquista-BA, e contribuir paralelamente, no que diz respeito à formação do professor/leitor/escritor, por ser esta uma proposta metodológica de leitura e escrita em serviço desse professor. Foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, como os métodos mais adequados para atender às expectativas deste estudo, reunindo, através delas, mais elementos para se compreender as representações sociais dos professores de EJA sobre leitura e escrita, em Vitória da Conquista-BA. Este estudo permitiu-nos constatar que para esse ensino ser eficaz faz-se necessário, entre outros fatores, que o professor mude sua prática, invertendo as prioridades que são dadas hoje no ensino de língua, em que o estudo da metalinguagem ocupa maior parte das aulas de português, sobrando tempo mínimo para a leitura e reflexão sobre os problemas por ela enfocados. Portanto, desenvolveu-se um trabalho diagnóstico, visando investigar as representações sociais dos professores de EJA, nos ambientes assinalados, e contribuir, paralelamente, no que diz respeito à formação do professor/leitor/escritor, na construção de novas metodologias e propostas de aprendizado de leitura na prática docente dos professores de EJA, tendo em vista o desenvolvimento continuado do sujeito leitor. E só o professor leitor está apto a trabalhar o aprendizado de leitura com seus alunos. Para coerência desse trabalho, coletou-se dados dos docentes com base nas suas representações sobre leitura e escrita, por meio de questionários, entrevistas e observações dos encontros entre professores e coordenadores da rede estadual e municipal. Com os resultados obtidos, observouse que as representações de leitura e escrita dos professores permanecem ainda restrita a poucos textos, e que as práticas escolares deveriam orientar-se de forma mais refletida e sistemática para o fomento de atitudes favoráveis à leitura e ao seu aprendizado crítico, capazes de perdurar após o término da educação formal e resultar numa postura ativa na busca de oportunidades de desenvolvimento cultural e educação continuada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectAdult literacypt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.titleRepresentações sociais do professor de educação de jovens e adultos sobre leitura e escritapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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