Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11799
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | O retorno do velado: radicalidade filosófica e autoconhecimento como fundamentos da educação libertadora |
Authors: | Souza, Eduardo Boaventura de |
metadata.dc.creator: | Souza, Eduardo Boaventura de |
Abstract: | Esta investigação analisa a relação existente entre radicalidade filosófica, autoconhecimento e educação. O método utilizado na pesquisa é fenomenológico e hermenêutico. Sendo assim, busca-se o fenômeno da filosofia e da educação mais no seu desenvolvimento processual do que em resultados estatísticos. A pesquisa quer ressaltar o sentido de uma educação filosófica: o despertar de uma consciência que se encaminha para o autoconhecimento. A presente tese propõe ainda um método para o ensino da filosofia: a mediação dialógica indagante. Este método acredita que o ensino da filosofia, se quiser despertar no educando o processo do autoconhecimento, precisa nortear-se em dois princípios essenciais: o diálogo e o questionamento. |
Keywords: | Radicalidade filosófica Autoconhecimento Educação Mediação dialógica-indagante Philosophical radicalism Self-knowledge Education Wondering-dialogic intermediation |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11799 |
Issue Date: | 2010 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese - Eduardo Boaventura.pdf | 770,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.