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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho | - |
dc.creator | Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-06T18:51:02Z | - |
dc.date.available | 2013-06-06T18:51:02Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11740 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto de uma investigação acerca da prática pedagógica desenvolvida em curso de formação a distância de professores. O campo empírico escolhido foi o curso de extensão intitulado ?TV na Escola e os Desafios de Hoje?, oferecido pelo Ministério da Educação brasileiro e destinado a professores que atuam na da rede pública de ensino. Com o objetivo de analisar as mediações comunicacionais presentes na prática pedagógica de cursos a distância ofertados a professores, foram selecionados quatro Núcleos onde se desenvolveu essa formação, todos situados Região Centro-Oeste. Com apoio em Paulo Freire (1996, 1998), Otto Peters (2001, 2003) e tendo como referencial mediações comunicacionais construídas com base na Teoria da Recepção, apresentada por Jesus Martín-Barbero (1995) e Guillermo Orozco (1998), a metodologia de pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN 1994; ANDRÉ & LUDKE 1986), norteou os caminhos para coleta de dados por meio de análise documental, entrevistas individuais e grupo focal. Com esta investigação, constatou que há limites e potencialidades na educação a distância, os quais precisam ser considerados para que haja um efetivo desempenho nesta modalidade de ensino. Apontados pelos dados coletados, os conceitos de autonomia, comunicação, tempo e espaço apareceram como fundamentais para apreender as mediações comunicacionais do processo de formação. As vozes dos sujeitos indicaram que a construção das abordagens pedagógicas, bem como diferentes concepções de educação a distância e de formação docente são repercutem cotidianamente nas formas de gestão e nas mediações comunicativas e espaço temporal. Outro resultado deste trabalho foi a apreensão da necessidade de investir em favor de uma política e de um sistema de EAD, neste País. Além disso, os dados revelaram que a gestão de um sistema de educação a distância apresenta especificidades distintas da educação presencial, bem como linguagens, formas de organização do trabalho pedagógico, materiais didáticos e processos avaliativos, singulares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Teachers training | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.title | Mediações na formação a distância de professores: autonomia, comunicação e prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese_Cleide Rodrigues.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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