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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorRodrigues, Cleide Aparecida Carvalho-
dc.creatorRodrigues, Cleide Aparecida Carvalho-
dc.date.accessioned2013-06-06T18:51:02Z-
dc.date.available2013-06-06T18:51:02Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11740-
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de uma investigação acerca da prática pedagógica desenvolvida em curso de formação a distância de professores. O campo empírico escolhido foi o curso de extensão intitulado ?TV na Escola e os Desafios de Hoje?, oferecido pelo Ministério da Educação brasileiro e destinado a professores que atuam na da rede pública de ensino. Com o objetivo de analisar as mediações comunicacionais presentes na prática pedagógica de cursos a distância ofertados a professores, foram selecionados quatro Núcleos onde se desenvolveu essa formação, todos situados Região Centro-Oeste. Com apoio em Paulo Freire (1996, 1998), Otto Peters (2001, 2003) e tendo como referencial mediações comunicacionais construídas com base na Teoria da Recepção, apresentada por Jesus Martín-Barbero (1995) e Guillermo Orozco (1998), a metodologia de pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN 1994; ANDRÉ & LUDKE 1986), norteou os caminhos para coleta de dados por meio de análise documental, entrevistas individuais e grupo focal. Com esta investigação, constatou que há limites e potencialidades na educação a distância, os quais precisam ser considerados para que haja um efetivo desempenho nesta modalidade de ensino. Apontados pelos dados coletados, os conceitos de autonomia, comunicação, tempo e espaço apareceram como fundamentais para apreender as mediações comunicacionais do processo de formação. As vozes dos sujeitos indicaram que a construção das abordagens pedagógicas, bem como diferentes concepções de educação a distância e de formação docente são repercutem cotidianamente nas formas de gestão e nas mediações comunicativas e espaço temporal. Outro resultado deste trabalho foi a apreensão da necessidade de investir em favor de uma política e de um sistema de EAD, neste País. Além disso, os dados revelaram que a gestão de um sistema de educação a distância apresenta especificidades distintas da educação presencial, bem como linguagens, formas de organização do trabalho pedagógico, materiais didáticos e processos avaliativos, singulares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTeachers trainingpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.titleMediações na formação a distância de professores: autonomia, comunicação e prática pedagógicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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