Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11446
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Determinantes da qualidade de cursos superiores de administração
Otros títulos : Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
Autor : Catunda, Arturo Cavalcanti
Verhine, Robert Evan
metadata.dc.creator: Catunda, Arturo Cavalcanti
Verhine, Robert Evan
Resumen : O objetivo desse trabalho é divulgar os resultados de uma investigação que almejou identificar os determinantes da qualidade de cursos da educação superior. Adotando como fundamento teórico os conhecimentos acumulados por meio das pesquisas sobre a eficácia escolar, a investigação aborda a realidade brasileira dos cursos superiores da área de gerenciamento e administração, no ano de 2006. A partir de dados secundários obtidos nas bases do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, contemplando um universo de 2.939 cursos e 1.035.765 alunos, foram utilizadas técnicas estatísticas de Análise de Classe Latente e Regressão Logística para a formação de 11 construtos que representaram o modelo de análise da investigação. Como resultado, tais construtos evidenciaram padrões de comportamento que melhor se associaram a indicadores relacionados ao conceito de qualidade na educação superior. Ao passo que a investigação colabora na divulgação da aplicação das citadas técnicas estatísticas nas ciências sociais aplicadas, os resultados aqui apresentados trazem novas contribuições às discussões acerca de qualidade na educação e de políticas educacionais.
Palabras clave : Administração
Educação superior
Estatísticas educacionais
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11446
Fecha de publicación : ene-2012
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CCCCCCCCCCC.pdf985,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.