Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11446
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Determinantes da qualidade de cursos superiores de administração |
Other Titles: | Revista entreideias: educação, cultura e sociedade |
Authors: | Catunda, Arturo Cavalcanti Verhine, Robert Evan |
metadata.dc.creator: | Catunda, Arturo Cavalcanti Verhine, Robert Evan |
Abstract: | O objetivo desse trabalho é divulgar os resultados de uma investigação que almejou identificar os determinantes da qualidade de cursos da educação superior. Adotando como fundamento teórico os conhecimentos acumulados por meio das pesquisas sobre a eficácia escolar, a investigação aborda a realidade brasileira dos cursos superiores da área de gerenciamento e administração, no ano de 2006. A partir de dados secundários obtidos nas bases do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, contemplando um universo de 2.939 cursos e 1.035.765 alunos, foram utilizadas técnicas estatísticas de Análise de Classe Latente e Regressão Logística para a formação de 11 construtos que representaram o modelo de análise da investigação. Como resultado, tais construtos evidenciaram padrões de comportamento que melhor se associaram a indicadores relacionados ao conceito de qualidade na educação superior. Ao passo que a investigação colabora na divulgação da aplicação das citadas técnicas estatísticas nas ciências sociais aplicadas, os resultados aqui apresentados trazem novas contribuições às discussões acerca de qualidade na educação e de políticas educacionais. |
Keywords: | Administração Educação superior Estatísticas educacionais |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11446 |
Issue Date: | Jan-2012 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CCCCCCCCCCC.pdf | 985,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.