Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11201
metadata.dc.type: Outros
Título : Megaeventos: a maratona para instalar ICE - Instituto de Ciências do Esporte e construir o Complexo Esportivo Educacional da UFBA
Autor : Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.creator: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Resumen : Faltam 1.317 dias para a abertura dos JOGOS OLÍMPICOS de 2016 no Rio de Janeiro/Brasil. Neste ínterim vamos acompanhar as maratonas nacionais e internacionais. Maratona tem um sentido pessoal para cada um de nós. Significa uma longa jornada, uma longa corrida, um longo percurso. Maratona nos diz algo. Maratona nos inspira algo. As maratonas, que se iniciam na antiguidade, quando não existia correio e nem internet e os reis necessitavam contar com seres humanos ágeis, rápidos, resistentes para conduzirem suas mensagens de um reinado ao outro ou de um ponto a outro de seu próprio reinado, assumem na atualidade um significado social. Nos idos de 490 A.C. no vale Marathónas, foi necessário um rápido, ágil e resistente atleta para levar as mensagens sobre a Guerra que estava em curso. Felipedes, o atleta, correu tanto que ao final extenuado morreu, após cumprir com a sua missão, comunicar às esposas que os gregos eram vencedores e, correr para conseguir reunir aliados para derrubar os inimigos. Em homenagem a este primeiro maratonista que se tem lembranças, foi instituída a Maratona, com um percurso de 40 km, nos primeiros Jogos Olímpicos da era Moderna, em Atenas.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11201
Fecha de publicación : 11-feb-2013
Aparece en las colecciones: Outros (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
10 - MEGAEVENTOS - A MARATONA PARA INSTALAR O ICE.pdf53,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.