Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mogilka, Maurício | - |
dc.creator | Mogilka, Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-23T14:31:45Z | - |
dc.date.available | 2013-05-23T14:31:45Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11191 | - |
dc.description.abstract | Este artigo procura analisar o processo de formação e desenvolvimento humanos. Ele toma como ponto de partida conceitos da pedagogia humanista, e tenta produzir alguns avanços na reflexão sobre estes processos. O artigo tenta demonstrar que esta abordagem explica estes processos de forma interacionista, global e holística. Suas reflexões iniciais se baseiam no pensamento de Carl Rogers e Jean-Jacques Rousseau, tentando resgatar importantes contribuições destes dois pensadores sobre o desenvolvimento humano. Em seguida, busca demonstrar a necessidade de superar algumas contradições nas idéias destes autores, atitude necessária para radicalizar uma compreensão interacionista do tema. Talvez a principal contradição nestes autores e em uma parte considerável das pedagogias antiautoritárias esteja na oscilação entre inatismo e interacionismo. Não obstante o grande valor destas pedagogias para a estruturação de propostas radicalmente democráticas de educação e de sociedade, o artigo tenta demonstrar a necessidade de superação da citada oscilação para avançarmos neste campo. Ao radicalizarmos o interacionismo, podemos exercitar uma compreensão complexa de ser humano, que o enxerga como um ser afetivo, político e cósmico, simultaneamente. Assim, o organismo humano é entendido em sua unidade interna, em seu pertencimento social e na sua ligação com o cosmos, dimensões imprescindíveis para uma compreensão não-fragmetária do desenvolvimento humano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia humanista | pt_BR |
dc.title | Educação, desenvolvimento humano e cosmos | pt_BR |
dc.title.alternative | Educação e Pesquisa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 31, n. 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|