Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMogilka, Maurício-
dc.creatorMogilka, Maurício-
dc.date.accessioned2013-05-23T14:31:45Z-
dc.date.available2013-05-23T14:31:45Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.issn1517-9702-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11191-
dc.description.abstractEste artigo procura analisar o processo de formação e desenvolvimento humanos. Ele toma como ponto de partida conceitos da pedagogia humanista, e tenta produzir alguns avanços na reflexão sobre estes processos. O artigo tenta demonstrar que esta abordagem explica estes processos de forma interacionista, global e holística. Suas reflexões iniciais se baseiam no pensamento de Carl Rogers e Jean-Jacques Rousseau, tentando resgatar importantes contribuições destes dois pensadores sobre o desenvolvimento humano. Em seguida, busca demonstrar a necessidade de superar algumas contradições nas idéias destes autores, atitude necessária para radicalizar uma compreensão interacionista do tema. Talvez a principal contradição nestes autores e em uma parte considerável das pedagogias antiautoritárias esteja na oscilação entre inatismo e interacionismo. Não obstante o grande valor destas pedagogias para a estruturação de propostas radicalmente democráticas de educação e de sociedade, o artigo tenta demonstrar a necessidade de superação da citada oscilação para avançarmos neste campo. Ao radicalizarmos o interacionismo, podemos exercitar uma compreensão complexa de ser humano, que o enxerga como um ser afetivo, político e cósmico, simultaneamente. Assim, o organismo humano é entendido em sua unidade interna, em seu pertencimento social e na sua ligação com o cosmos, dimensões imprescindíveis para uma compreensão não-fragmetária do desenvolvimento humano.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPedagogia humanistapt_BR
dc.titleEducação, desenvolvimento humano e cosmospt_BR
dc.title.alternativeEducação e Pesquisapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 31, n. 3pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação, desenvolvimento humano e cosmos.pdf195,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.