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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11117
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades |
Autor : | Titton, Mauro |
metadata.dc.creator: | Titton, Mauro |
Resumen : | Este estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema norteador perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo. |
Palabras clave : | Rural education Teachers - Formation Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Educação do campo Professores - Formação |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11117 |
Fecha de publicación : | 2006 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
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