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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11113
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Professores em movimento: a luta pela definição do estatuto e plano de carreira do magistério em Petrolina - Pe |
Autor : | Vieira, Josenilton Nunes |
metadata.dc.creator: | Vieira, Josenilton Nunes |
Resumen : | Este trabalho de pesquisa consistiu em descrever e analisar o movimento dos professores vinculados à Rede Municipal de Ensino de Petrolina - PE na luta pela definição do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério. Objetivou identificar os fatores favoráveis à gestão democrática nos sistemas municipais de ensino, nele foram verificadas as ocorrências e decorrências do processo de elaboração, discussão e aprovação da lei que instituiu novas regras para a gestão educacional no citado contexto. Destacou-se como referencial de análise a relação Estado-sociedade e as mudanças conjunturais provocadas pelos movimentos coletivos e a emergência de atores sociais empenhados em estabelecer uma nova ordem. A observação participante, as entrevistas, a aplicação de questionários e análise documental se constituíram em procedimentos fundamentais na apreensão e compreensão dos elementos que se articulam na produção dos significados da autonomia e participação docente na definição das normas que passaram a regulamentar a carreira profissional do magistério no referido município. |
Palabras clave : | Estado Sociedade Município Movimento coletivo Professores Participação Gestão Sistemas de escolas municipais - Petrolina |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11113 |
Fecha de publicación : | 2002 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
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