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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11066
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de | - |
dc.creator | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T13:03:52Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T13:03:52Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11066 | - |
dc.description | 329 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese discute a escrita dos alunos surdos, fundamentada em uma língua de sinais - LIBRAS inseridos em classe especial para surdos do Ciclo de Estudos Básicos I em escola regular com professora ouvinte. A escolarização da criança surda é abordada com base no Bilingüismo e nas orientações da Política Nacional de Educação Especial. A Estruturação do Aparelho Psíquico e a Construção da Escrita são analisadas considerando-se os referenciais Sóciointeracionistas e Psicanalíticos. O estudo teve um enfoque de pesquisa micro genética. A investigação se baseou nas seguintes questões: Como a LIBRAS é utilizada pelas crianças surdas para a produção da escrita em Língua Portuguesa? Como equacionar o problema de descontinuidade entre os dois sistemas de representação: língua de sinais e escrita alfabética? A professora ocupa a posição de mediadora entre a criança e o objeto do conhecimento? A análise dos dados se processou com base nas informações obtidas através de observações realizadas na sala de aula, conversas informais com a professora, na leitura dos planos e dos pareceres descritivos desta professora sobre os seus alunos e das interações e produções textuais desses alunos. O resultado da investigação apontou que a LIBRAS funcionava, para cada aluno como primeira língua, apoio para a estruturação da construção alfabética. A escrita como reprodução textual ganhava destaque. A professora não sendo fluente em língua de sinais utilizava, predominantemente a língua portuguesa, utilizava também textos previamente escritos como modelos e elegia inúmeras vezes, um aluno oralizado como intérprete, para favorecer a comunicação com os outros alunos. Havia naquele contexto, descontinuidade entre os dois sistemas de representação: sinalização e escrita alfabética. Os resultados desta pesquisa contribuem, portanto, para a compreensão sobre o processo de construção da escrita pela criança surda e sobre a relevância da mediação do professor, que deve estar embasada no conhecimento da língua de sinais e na utilização de metodologia apropriada. Sugere-se o desenvolvimento da Consciência Visual através de metodologia de trabalho específica a fim de valorizar a produção textual da criança surda. Esta se sustenta em três referências: sinalização interna; representação em escrita alfabética e articulação entre os dois sistemas de representação via produção textual mediada por um outro bilíngüe que construa com o surdo o sentido da escrita como discurso, linguagem que visa a comunicação de idéias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Deafness | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | A escrita do aluno surdo: interface entre a libras e a língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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