Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11039
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na escola comunitária: os caminhos do ensino de História |
Autor(es): | Monteiro, Heloisa Helena Tourinho |
Autor(es): | Monteiro, Heloisa Helena Tourinho |
Abstract: | A pesquisa intitulada: Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na Escola Comunitária: os caminhos do ensino de História - investigou o cotidiano de uma professora da 4ª série do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2007, com o objetivo de analisar sua práxis de ensino no que se refere à disciplina História. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo etnográfico o estudo de caso pretendeu aprofundar as abordagens teóricas que fundamentam a práxis da referida professora. Este trabalho foi realizado em uma Escola Comunitária na cidade de Salvador-Ba, revelando no decorrer da pesquisa os aspectos que caracterizam e definem a rede comunitária e suas relações político-educativas com a história da infância e o ensino de História para crianças nesta cidade. Algumas soluções são apontadas para resolver o paradoxo da professora polivalente que ministra aulas de disciplinas nas quais ela não se especializou e que por isso desconhece as especificidades teóricas e metodológicas destas matérias. |
Palavras-chave: | Currículo e formação de professor Infância Escola comunitária Séries iniciais Ensino fundamental Ensino de história Educação Community school Fundamental education History teaching Infancy Curriculum and teacher’s graduation |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11039 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Heloisa Monteiro.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.