Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Galeffi, Dante Augusto | - |
dc.contributor.author | Silva Júnior, Milton Ferreira da | - |
dc.creator | Silva Júnior, Milton Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T18:10:25Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T18:10:25Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11038 | - |
dc.description.abstract | A presente tese investiga os antagonismos, equivalências e/ou complementariedades nos itinerários da educação superior agronômica. O ‘objeto’ de estudo é a rede de práticas discursivas aqui denominadas trilema agroeducacional. Trata-se de Industrializar o meio ambiente (lucratividade do negócio agrícola), Preservá-lo (intocabilidade) ou Conservá-lo (sua sustentabilidade). Diferenciados pressupostos epistêmicos, estratégias de ensino aprendizagem, e processos de disciplinamento propiciam uma maior ênfase em enunciações enunciadas relativas às práticas retromencionadas. Estudou-se como o corpo docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) lotado no Depto. De Ciências Agrárias e Ambientais, se envolveu nesta rede e foi tensionado bem como tensionou o curso para um daqueles enfoques. Na reconstituição da tessitura trilemática utilizou-se Foucault como referência teórica principal. A partir de uma amostragem de 38% do corpo docente do curso e do resgate das enunciações, constatou-se cerca de 60% de pontos de difração das práticas discursivas referentes à Industrialização e 40% concernentes à Conservação, além de um silêncio quanto a Preservação do meio ambiente. Utilizou-se as técnicas de aplicação de um roteiro de entrevistas, gravação, transcrição e fichamento conforme procedimentos arqueogenealógico de inspiração foucaultianos. Conclui-se pela predominância atual do enfoque da Industrialização, embora a singularidade da Conservação possa se estruturar para uma longa duração caso uma governamentalidade e éticas ecológicas se tornem imperativas à processos produtivos agrícolas limpos. Assim uma produção de (id)entidades afins a racionalização no uso do meio ambiente se tornaria cotidiana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Agronomical learning | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Agroecology | pt_BR |
dc.subject | Trilema | pt_BR |
dc.subject | Práticas discursivas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem agronômico | pt_BR |
dc.subject | Dobras | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Plaits | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Discoursive pratices | pt_BR |
dc.subject | Trilemma | pt_BR |
dc.title | Industrializar, preservar ou conservar o meio ambiente: um trilema agroeducacional. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
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