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dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Milton Ferreira da-
dc.creatorSilva Júnior, Milton Ferreira da-
dc.date.accessioned2013-05-16T18:10:25Z-
dc.date.available2013-05-16T18:10:25Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11038-
dc.description.abstractA presente tese investiga os antagonismos, equivalências e/ou complementariedades nos itinerários da educação superior agronômica. O ‘objeto’ de estudo é a rede de práticas discursivas aqui denominadas trilema agroeducacional. Trata-se de Industrializar o meio ambiente (lucratividade do negócio agrícola), Preservá-lo (intocabilidade) ou Conservá-lo (sua sustentabilidade). Diferenciados pressupostos epistêmicos, estratégias de ensino aprendizagem, e processos de disciplinamento propiciam uma maior ênfase em enunciações enunciadas relativas às práticas retromencionadas. Estudou-se como o corpo docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) lotado no Depto. De Ciências Agrárias e Ambientais, se envolveu nesta rede e foi tensionado bem como tensionou o curso para um daqueles enfoques. Na reconstituição da tessitura trilemática utilizou-se Foucault como referência teórica principal. A partir de uma amostragem de 38% do corpo docente do curso e do resgate das enunciações, constatou-se cerca de 60% de pontos de difração das práticas discursivas referentes à Industrialização e 40% concernentes à Conservação, além de um silêncio quanto a Preservação do meio ambiente. Utilizou-se as técnicas de aplicação de um roteiro de entrevistas, gravação, transcrição e fichamento conforme procedimentos arqueogenealógico de inspiração foucaultianos. Conclui-se pela predominância atual do enfoque da Industrialização, embora a singularidade da Conservação possa se estruturar para uma longa duração caso uma governamentalidade e éticas ecológicas se tornem imperativas à processos produtivos agrícolas limpos. Assim uma produção de (id)entidades afins a racionalização no uso do meio ambiente se tornaria cotidiana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAgronomical learningpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectTrilemapt_BR
dc.subjectPráticas discursivaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem agronômicopt_BR
dc.subjectDobraspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectPlaitspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiscoursive praticespt_BR
dc.subjectTrilemmapt_BR
dc.titleIndustrializar, preservar ou conservar o meio ambiente: um trilema agroeducacional.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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