Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10597
Tipo: Dissertação
Título: Comunicação não verbal e educação: um olhar filosófico sobre a espontaneidade da comunicação corporal como práxis pedagógica
Autor(es): Santos, Wilson Nascimento
Autor(es): Santos, Wilson Nascimento
Abstract: O presente trabalho teve como meta considerar, enquanto inquietação, a possibilidade de que uma práxis pedagógica venha a existir via comunicação não verbal observada em distintas situações teóricas e práticas. Através da valorização da espontaneidade da comunicação corporal, mostrar sua relevância e atualidade. Numa análise interativa de filósofos como Merleau-Ponty, fenomenólogo, e alguns educadores, pensadores e autores voltados para o problema da linguagem, visa-se fomentar a reflexão sobre o homem como ser que se comunica, que interage socialmente, por suas expressões corporais, com destaque para as questões sobre o corpo, gestos, percepção e linguagem. Isto remete a aspectos de sala de aula; no que tange às relações existentes no grupo constituído pelo professor e alunos, como espaço do pensar-agir; velar-desvelar destes sujeitos em inter e intra relação. Em última instância, a intenção foi propiciar uma diferente visão perspectiva para a educação, para a práxis comunicativa no processo ensino-aprendizagem. Pensar a ação pedagógica considerando o que seja, talvez certamente, o ponto capital: o fenômeno homem. Para tanto, primeiramente, explicitou-se, em linhas gerais, o que vem a ser a comunicação não verbal, mais especificamente a corporal com um destaque para as normas atuais em Educação que incentivam os processos interativos não verbais. A seguir, foram apresentadas considerações acerca das estruturas organizacionais desta pesquisa. Logo após, um passeio por vários teóricos que tratam a questão da comunicação, no intuito de caminhar da verbal à não verbal. Em seguida, enfatizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, centrando na questão do corpo para o processo comunicativo. Isto feito, seguiram-se alguns destaques, dentre uma infinidade de pontos que aqui poderiam ser abordados, na intenção de colocar em evidência a espontaneidade da comunicação corporal em processos interativos, bem como destacar a importância da mesma para a Educação (relações entre alunos e professor - aluno), visando sempre a correlação entre linguagem, educação, reflexão e cognição. Por fim, foram apresentadas algumas considerações finais acerca do trabalho.
Palavras-chave: Comunicação não verbal
Comunicação corporal
Práxis pedagógica
Filosofia
Linguagem
Non-verbal communication
Language
Philosophy
Pedagogical praxis
Corporeal communication
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10597
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ Wilson Santos.pdf893,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.