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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.author | Santos, Wilson Nascimento | - |
dc.creator | Santos, Wilson Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T18:44:25Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T18:44:25Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10597 | - |
dc.description | 116f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como meta considerar, enquanto inquietação, a possibilidade de que uma práxis pedagógica venha a existir via comunicação não verbal observada em distintas situações teóricas e práticas. Através da valorização da espontaneidade da comunicação corporal, mostrar sua relevância e atualidade. Numa análise interativa de filósofos como Merleau-Ponty, fenomenólogo, e alguns educadores, pensadores e autores voltados para o problema da linguagem, visa-se fomentar a reflexão sobre o homem como ser que se comunica, que interage socialmente, por suas expressões corporais, com destaque para as questões sobre o corpo, gestos, percepção e linguagem. Isto remete a aspectos de sala de aula; no que tange às relações existentes no grupo constituído pelo professor e alunos, como espaço do pensar-agir; velar-desvelar destes sujeitos em inter e intra relação. Em última instância, a intenção foi propiciar uma diferente visão perspectiva para a educação, para a práxis comunicativa no processo ensino-aprendizagem. Pensar a ação pedagógica considerando o que seja, talvez certamente, o ponto capital: o fenômeno homem. Para tanto, primeiramente, explicitou-se, em linhas gerais, o que vem a ser a comunicação não verbal, mais especificamente a corporal com um destaque para as normas atuais em Educação que incentivam os processos interativos não verbais. A seguir, foram apresentadas considerações acerca das estruturas organizacionais desta pesquisa. Logo após, um passeio por vários teóricos que tratam a questão da comunicação, no intuito de caminhar da verbal à não verbal. Em seguida, enfatizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, centrando na questão do corpo para o processo comunicativo. Isto feito, seguiram-se alguns destaques, dentre uma infinidade de pontos que aqui poderiam ser abordados, na intenção de colocar em evidência a espontaneidade da comunicação corporal em processos interativos, bem como destacar a importância da mesma para a Educação (relações entre alunos e professor - aluno), visando sempre a correlação entre linguagem, educação, reflexão e cognição. Por fim, foram apresentadas algumas considerações finais acerca do trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Comunicação não verbal | pt_BR |
dc.subject | Comunicação corporal | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Non-verbal communication | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical praxis | pt_BR |
dc.subject | Corporeal communication | pt_BR |
dc.title | Comunicação não verbal e educação: um olhar filosófico sobre a espontaneidade da comunicação corporal como práxis pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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