Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10260
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A linguagem estética das "investigações filosóficas" de Ludwig Wittgenstein e o curso de filosofia da UFBA : um diálogo entre a obra e um caso aula.
Authors: Oliveira, Kleber Lopes de
metadata.dc.creator: Oliveira, Kleber Lopes de
Abstract: Uma investigação sobre acontecimentos em aulas do curso de Filosofia da UFBA, através da observação de estudantes sob a regência do educador Dante Augusto Galeffi na disciplina Metodologia e Prática de Ensino em Filosofia-I, do semestre 2003.2, na FACED - Faculdade de Educação/UFBA, e o diálogo entre as linguagens achadas nas aulas com a obra Investigações Filosóficas, do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein. Entretanto, não apenas com esta obra, mas também com outras obras esclarecedoras de epistéme, de competência estabelecida e requerida pela tradição filosófica moderna, sendo que para Wittgenstein, especificamente, a Filosofia não precisa ficar aprisionada em tradições autoritárias de verdades, pois elas, as verdades, são circunstanciais, são perspectivísticas. Além disto, diante as observações feitas na linguagem dos estudantes citados acima, um autoritarismo tradicional no processo do educar em Filosofia na UFBA parece se estabelecer enquanto cultura vigente. Há uma urgência, percebe-se, em se rever conceitos historicamente postos do que seja Filosofia, esta podendo ser, dentre outras formas libertárias e concretas, a relação entre mestres-aprendizes; o próprio filosofar, com os textos; com a vida, no intuito de se gerar pensamentos que ainda não foram pensados.
Keywords: Philosophy
Educação
Freedom
Education
Circunstância
Perspectiva
Filosofia
Filosofar
Epistéme
Liberdade
To philosophy
Perspective
Circumstance
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10260
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oliveira, Kleber de Oliveira.pdf244,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.