https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10198| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Do dito ao feito: exclusão /inclusão na escola |
| Autor(es): | Abenhaim, Evanir |
| Autor(es): | Abenhaim, Evanir |
| Abstract: | No presente trabalho, busca-se verificar como os documentos oficiais sobre educação para todos fundamentaram mudanças numa escola de Salvador/BA para que ela seja reconhecida pela Secretaria da Educação da Bahia e pelo Ministério da Educação, como escola inclusiva. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e estudo dos principais documentos, nacionais e internacionais, que propõem a transformação da escola regular em escola inclusiva, no intuito de levantar as características essenciais da escola inclusiva. A partir desse estudo, realizou-se uma investigação qualitativa de abordagem etnográfica, no período de 17 de agosto de 2004 a 13 de janeiro de 2005. Os instrumentos para a coleta de dados formam, concomitantemente, observação direta nas salas de aula e na sala dos professores, observação participante e entrevistas semidiretivas. O estudo, a análise e a interpretações dos dados, realizados à luz de abordagens multirreferenciadas, evidenciam que as grandes inovações educacionais do momento apontam para a possibilidade da abertura das escolas à diversidade humana. Busca-se, ao final do trabalho, contribuir para a transformação da escola regular em escola que acolha a diversidade humana. |
| Palavras-chave: | Inclusão Exclusão Escola inclusiva Diversidade Educação para todos Inclusion Exclusion Diversity Education for all Inclusive school |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10198 |
| Data do documento: | 2006 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_Evanir_Abenhaim.pdf | 683,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.