https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10198
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.author | Abenhaim, Evanir | - |
dc.creator | Abenhaim, Evanir | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T20:09:46Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T20:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10198 | - |
dc.description | 143 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho, busca-se verificar como os documentos oficiais sobre educação para todos fundamentaram mudanças numa escola de Salvador/BA para que ela seja reconhecida pela Secretaria da Educação da Bahia e pelo Ministério da Educação, como escola inclusiva. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e estudo dos principais documentos, nacionais e internacionais, que propõem a transformação da escola regular em escola inclusiva, no intuito de levantar as características essenciais da escola inclusiva. A partir desse estudo, realizou-se uma investigação qualitativa de abordagem etnográfica, no período de 17 de agosto de 2004 a 13 de janeiro de 2005. Os instrumentos para a coleta de dados formam, concomitantemente, observação direta nas salas de aula e na sala dos professores, observação participante e entrevistas semidiretivas. O estudo, a análise e a interpretações dos dados, realizados à luz de abordagens multirreferenciadas, evidenciam que as grandes inovações educacionais do momento apontam para a possibilidade da abertura das escolas à diversidade humana. Busca-se, ao final do trabalho, contribuir para a transformação da escola regular em escola que acolha a diversidade humana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Exclusão | pt_BR |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação para todos | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Exclusion | pt_BR |
dc.subject | Diversity | pt_BR |
dc.subject | Education for all | pt_BR |
dc.subject | Inclusive school | pt_BR |
dc.title | Do dito ao feito: exclusão /inclusão na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.