Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10192
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O (des)prestígio social na profissão docente: o ser professor/a nas séries iniciais
Authors: Maioli, Edilene Eunice Cavalcante
metadata.dc.creator: Maioli, Edilene Eunice Cavalcante
Abstract: A presente dissertação comunica os resultados de uma etnopesquisa sobre o movimento do (des)prestígio social na docência de professoras das séries iniciais que trabalham no Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana. Através da análise de conteúdo de entrevistas gravadas, fontes escritas e outros dispositivos, foram analisadas as representações sociais das professoras primárias em contexto específico de trabalho e algumas representações veiculadas na imprensa, local e nacional, sobre docência, carreira, profissão, e sobre o (des)prestígio e desvalorização que atualmente envolvem essa ocupação, principalmente nesse nível de ensino. É um estudo de caso de inspiração hermenêutica, cujo aporte crítico fenomenológico constituiu-se num esforço de compreender como se constituem as representações sociais do desprestígio social, bem como a interpretação deste movimento dialético no interior da docência de professoras das séries iniciais e seus possíveis desdobramentos na profissionalidade dessas docentes.
Keywords: Docência
Carreira
Representações sociais
Valorização
Desprestígio social
Teaching career
Social representations
Social (dis) repute
Worthiness
Professionality
Profissionalidade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10192
Issue Date: 2004
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ Maioli, Edilene.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.