https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10185| metadata.dc.type: | Tese |
| Title: | Desencontros entre teorias e propostas de alfabetização de adultos na perspectiva da pessoa analfabeta |
| Authors: | Espíndola, Célio Alves |
| metadata.dc.creator: | Espíndola, Célio Alves |
| Abstract: | O cenário da educação brasileira tem passado por inúmeras tentativas de mudanças e, no que tange às políticas sócio-educacionais voltadas para a Educaçao de Adultos do Campo, pode-se somar mais fracassos do que sucssos. Esta pesquisa tem como objeto a relação entre Programas de Alfabetização de Adultos e alfabetizandos, tendo como sujeitos os(as) assentados(as) de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária no Estado da Bahia. Tem como objetivo esclarecer qual(is) o(s) verdadeiro(s) motivo(s)/razão(ões) de esses cidadãos ainda permanecerem na condição de analfabetos ou na condição de analfabetos funcionais. Buscaram-se referências teóricas pautadas em Paulo Freire e na alfabetização com letramento. Delimitada como Estudo de Caso, utilizou-se das metodologias de pesquisa documental bibliográfica, história oral de vida, tendo como instrumentos de coleta de dados e informações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, os quais foram analisados com base na teoria da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a relação que existiu entre os programas e os assentados entrevistados, caracterizada como o problema desta pesquisa, pode ser considerado uma relação pautada no distanciamento, no desrespeito as especificidades e necessidades dos sujeitos analfabetos e, ainda, como uma relação de pouco interesse pedagógico, porém essencialmente de cunho político-partidário e financeiro por parte dos programas implantados. |
| Keywords: | Educação de jovens e adultos Educação do campo Movimentos sociais Analfabetismo Adult education |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10185 |
| Issue Date: | 2008 |
| Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
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