Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10176
Tipo: Tese
Título: Disciplinas humanísticas na formação do engenheiro: fatores de resistência dos estudantes e estratégia educacional para a sua motivação
Autor(es): Pinto, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende
Autor(es): Pinto, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende
Resumo: Este trabalho objetiva incitar discentes que participam do processo de formação em engenharia a refletirem sobre a importância de se dedicarem às disciplinas que são ofertadas para tratar de temas humanísticos, relacionados aos desafios do cidadão na sociedade contemporânea, como a desigualdade social e outros que vêm sendo potencializados pelo desenvolvimento tecnológico e pela globalização, como a fragilização da relação face a face, o aumento do consumismo, a reconfiguração das cidades, a insegurança e o medo no cotidiano, os danos à saúde, etc. Quando começamos a participar dos encontros da disciplina EXA 829 – Tópicos de Formação Humanística (EXA 829 – TFH), ofertada para os estudantes do curso de Engenharia de Computação (ECOMP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), demo-nos conta de que há algo particular no ser humano: a vontade, pois tais disciplinas são resistidas por alguns deles. Procuramos, então, compreender sob a perspectiva da Psicanálise o que é o processo de resistência, que fatores impactam, de forma negativa, na freqüência e participação dos estudantes e no seu potencial de aprendizagem. Para nos auxiliar na pesquisa, baseamo-nos na metodologia de Pesquisa-Ação, uma pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Para o levantamento de informações utilizamos a observação participante, a pesquisa bibliográfica, documental e questionários. Por meio do método de Análise Contrastiva, contrastamos o que foi observado durante os encontros com os estudantes, assim como o que foi lido a partir dos diários reflexivos escritos por eles, com o que foi encontrado nas obras de autores que pensam sobre temas co-relacionados. Verificamos que essa resistência é algo antigo e complexo. Um dos motivos de resistência mais citados pelos estudantes está relacionado com a forma como o pensamento ocidental foi organizado, ao longo da história da humanidade, que refletiu na maneira como os currículos foram sendo articulados. A própria tradição informa sobre como os engenheiros são preparados para a vida em sociedade: por meio de uma formação fortemente baseada em conhecimentos técnico-científicos, em outras palavras, houve uma supervalorização do conhecimento técnico-científico. Além disso, constatamos que há alguns fatores inerentes ao próprio processo educacional, que no caso de ECOMP está diretamente relacionado ao método Problem Based Learning (PBL), utilizado pela comunidade; e outros fatores de caráter político, social, cultural, biológico e psicológico também influenciam na motivação dos estudantes. Ponderando a vontade, alteramos a forma de trabalhar, a fim de motivá-los a apreenderem e refletirem sobre os temas previstos e a freqüentarem e participarem dos encontros. Neste sentido, reunimos os passos do ciclo PBL, a espiral de conhecimento de Nonaka e Takeuchi, problemas, filmes e músicas, chuva de conceitos, mapas conceituais, ontologias e softwares em uma estratégia educacional que denominamos Problem Based Learning Knowledge Building (PBL-KB), e a interpretamos a partir da perspectiva da complexidade. Após o acompanhamento de 5 turmas, três da disciplina EXA 829 - TFH e duas de EXA 890 – Ética em Computação, ofertada com o intuito de ampliarmos as discussões sobre os temas humanísticos na comunidade, observamos que os recursos selecionados e a estratégia adotada contribuíram para: (re)valorização e a aprendizagem dos temas humanísticos; desenvolvimento do pensamento sistêmico-local-crítico-reflexivo; potencialização da capacidade comunicacional; fortalecimento do princípio de prazer; reflexões sobre a ética; integração de saberes técnico-humanísticos; desenvolvimento da autonomia e da capacidade de trabalhar coletivamente; além de motivar os estudantes a freqüentarem e participarem do curso. Uma vez que os estudantes se motivaram na disciplina, percebemos esses espaços de aprendizagem se transformarem em locais de produção e apreensão de conhecimentos para a transformação da realidade local. Verificamos, assim, que é preciso que se cuide da formação técnico-científica, contudo, que a subjetividade humana é complexa em si mesma e necessita de uma formação mais ampla.
Abstract: This work aims to encourage teachers and students who participate in the process of engineering education, to reflect on the importance of engaging the disciplines that are offered for dealing with humanistic themes related to the challenges of the citizen in contemporary society, such as social inequality and others who have also been enhanced by technological development and globalization, as the weakening of the relationship face to face, increased consumerism, the reconfiguration of the towns, insecurity and fear in daily life, health hazards, etc.. When we begin to participate in the meetings of the discipline EXA 829 - Topics in Humanistic Education (EXA 829 - TFH), offered for students of Computer Engineering (ECOMP), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), let us realize that there is something particular in humans: the will, because these disciplines are resisted by some of them. We thus understand the perspective of psychoanalysis which is the process of resistance, what factors impact so negatively on their attendance and participation and their learning potential. To assist us in the research, we rely on the methodology of Action Research, a social research based on empirical evidence is designed and carried out in close association with an action or resolving a collective problem. For the collection of information used participant observation, literature, documents and questionnaires. By the method of contrastive analysis, contrasting what was observed during the meetings with students, as well as what was read from the reflective journals written by them, with what was found in the works of authors who think about issues co - related. We found that this resistance is old and complex. One of the reasons most cited resistance by the students is related to the way Western thought has been organized throughout the history of mankind, which reflected the way the curriculum have been articulated, and the tradition itself tells you how engineers are prepared to life in society: by training strongly based on technical and scientific knowledge, in other words, there was an overvaluation of technical and scientific knowledge. We also note that other factors inherent in the educational process, in which case the ecomp is directly related to the PBL method used by the community (eg high cognitive load, and tutor's lack of difficulty of the problems), some political factors such as strike and social inequality, and other social, cultural, biological and psychological factors also influence the motivation of students. Pondering the will, we change the way we work, to motivate them to learn and reflect on the issues presented and attend and participate in the meetings. In this sense, we have compiled the steps of the PBL cycle, the spiral of Nonaka and Takeuchi, issues, movies, music, concept maps, ontologies and software in an educational strategy which we call Problem Based Learning Knowledge Building (PBL-KB) and interpreted as the perspective of complexity. After follow-up of 5 classes, three of discipline EXA 829 - TFH and two EXA 890 - Ethics in Computer Science, offered in order to broaden the discussion of humanities themes in the community, observed that the features selected and the strategy adopted contributed to: (re) development and learning of humanities subjects, development of systems thinking-local-critical and reflective; enhancement of communication capacity, strengthening the principle of pleasure: thoughts on ethics, integration of technical-humanistic, empowerment and capacity to work collectively, in addition to motivate students to attend and participate in the course. Once students are motivated for the course, we perceive these learning spaces turn into local production of knowledge and concern for the transformation of local reality. We've found that one has to take care of the technical and scientific training, however, that human subjectivity is complex in itself and needs to undergo more extensive training.
Palavras-chave: Disciplinas humanísticas
Resistência
Estratégia educacional
Motivação
Engenharia e educação
Humanistic disciplines
Engineering and education
Resistanc
Motivation
Educational strategy
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10176
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Gabriela Pinto Seg.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.