Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10172
Tipo: Dissertação
Título: Aprender e brincar: é só começar... a ludicidade na alfabetização de jovens e adultos
Autor(es): Canda, Cilene Nascimento
Autor(es): Canda, Cilene Nascimento
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo analisar a importância da ludicidade na aprendizagem e na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas coletivas com estudantes e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.
Palavras-chave: Alfabetização de jovens e adultos
Auto-estima
Ludicidade
Conscientização
Playful and awareness
young and adult literacy
auto-they esteem
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10172
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.