https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10172
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprender e brincar: é só começar... a ludicidade na alfabetização de jovens e adultos |
Autor(es): | Canda, Cilene Nascimento |
Autor(es): | Canda, Cilene Nascimento |
Abstract: | A presente dissertação teve como objetivo analisar a importância da ludicidade na aprendizagem e na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas coletivas com estudantes e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos. |
Palavras-chave: | Alfabetização de jovens e adultos Auto-estima Ludicidade Conscientização Playful and awareness young and adult literacy auto-they esteem |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10172 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.