https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10172
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.contributor.author | Canda, Cilene Nascimento | - |
dc.creator | Canda, Cilene Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T16:31:19Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T16:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10172 | - |
dc.description | 286 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação teve como objetivo analisar a importância da ludicidade na aprendizagem e na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas coletivas com estudantes e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Auto-estima | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Playful and awareness | pt_BR |
dc.subject | young and adult literacy | pt_BR |
dc.subject | auto-they esteem | pt_BR |
dc.title | Aprender e brincar: é só começar... a ludicidade na alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.