Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10169
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Educação não-formal na marcha nacional pela reforma agrária: um estudo sobre a formação em movimento |
Authors: | Torres, Cristine Lima |
metadata.dc.creator: | Torres, Cristine Lima |
Abstract: | Esta pesquisa discute a educação não-formal no contexto da Marcha Nacional pela Reforma Agrária. Consiste em uma pesquisa histórica sobre a formação humana no processo da luta pela terra, buscando verificar estratégias educativas não-formais, com foco na cultura corporal e no lazer, tendo como base a oralidade, que re-significam os saberes populares. Buscou-se analisar algumas possibilidades de educação e aprendizagem, bem como estratégias utilizadas no processo da marcha, registrando a dinâmica educativa não-formal ocorrida durante este trajeto, descrevendo alguns de seus passos e a práxis pedagógica ali processada. Como metodologia da pesquisa, foi utilizada a pesquisa histórica, priorizando as fontes orais e imagéticas, e, como instrumentos, as entrevistas com militantes e filmagem da dinâmica organizativa que caracteriza a temática abordada. Conclui-se que ações educativas, como essas, são fundamentais e viabiliza a invenção de novas formas de sociabilidade. Sendo que o trabalho coletivo e democrático, a solidariedade, a valorização pela vida, a defesa do trabalho e do estudo são formas sociais que constituem um exercício de educação para a consciência crítica e emancipatória. |
Keywords: | Educação não-formal Educação emancipatória Cultura corporal Lazer Non-formal education Emancipatory education Body culture Leisure |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10169 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Cristine Torres.pdf | 431,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.