DSpace/Manakin Repository

O que vou fazer depois da escola? Projeto de vida: calculando salário futuro e encargos.

Mostrar registro simples

dc.creator Pereira, Daniela Wanderley
dc.date.accessioned 2025-07-17T11:13:44Z
dc.date.available 2025-07-17T11:13:44Z
dc.date.issued 2025-06-12
dc.identifier.citation PEREIRA, Daniela Wanderley. O que vou fazer depois da escola? Projeto de vida: calculando salário futuro e encargos. 2025. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42533
dc.description.abstract This research presents a pedagogical proposal for investigative activities in high school, developed within the scope of the professional master's degree program at PROFMAT/UFBA, to help students build their professional life projects, strengthen financial education in the school context and focusing on the connection between career choices and financial planning, through a didactic sequence that integrates investigative activities and the use of digital technologies. The research methodology combines elements of financial mathematics with the development of students' life projects, using investigative activities to stimulate the autonomous exploration of mathematical problems and the formulation of hypotheses and solutions. The results of the initial diagnosis of the students, their solutions and discussions of the tasks are presented, analyzing advances, difficulties, strategies and reflections from the perspective of Critical Mathematics Education and the articulation between prior knowledge and mathematical/social knowledge. The final analysis indicates that the integration of financial education into the school curriculum, through investigative activities and the use of digital technologies, prepares students for the financial demands of adult life and promotes the development of essential skills, such as critical thinking and autonomy, as recommended by the Brazil’s Common National Curriculum Base. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação Financeira pt_BR
dc.subject Foreground e Background pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Tecnologia Digital pt_BR
dc.subject.other Financial Education pt_BR
dc.subject.other Foreground and Background pt_BR
dc.subject.other Didactic Sequence pt_BR
dc.subject.other Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject.other Digital Technology pt_BR
dc.title O que vou fazer depois da escola? Projeto de vida: calculando salário futuro e encargos. pt_BR
dc.title.alternative What will I do after school? Life plan: calculating future salary and expenses. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Santos, Graça Luzia Dominguez
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3639370527164019 pt_BR
dc.contributor.referee1 Santos, Graça Luzia Dominguez
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3639370527164019 pt_BR
dc.contributor.referee2 Samuays, Maikel Antônio
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0456539410950506 pt_BR
dc.contributor.referee3 Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5668066515359210 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3855572199036557 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica de atividade investigativa no Ensino Médio, desenvolvida no âmbito do mestrado profissional do PROFMAT/UFBA, com o objetivo de auxiliar os estudantes na construção de seus projetos de vida profissional, fortalecendo a educação financeira no contexto escolar e focando na conexão entre as escolhas de carreira e o planejamento financeiro, através de uma sequência didática que integra atividades investigativas e o uso de tecnologias digitais. A metodologia da pesquisa combina elementos da matemática financeira com o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, utilizando atividades investigativas para estimular a exploração autônoma de problemas matemáticos e a formulação de hipóteses e soluções. São apresentados os resultados do diagnóstico inicial dos estudantes, suas soluções e discussões das tarefas, analisando avanços, dificuldades, estratégias e reflexões sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica e a articulação entre conhecimento prévio e matemático/social. A análise final indica que a integração da educação financeira ao currículo escolar, por intermédio de atividades investigativas e o uso de tecnologias digitais, prepara os estudantes para as demandas financeiras da vida adulta e promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico e autonomia, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Matemática pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples