| dc.creator | Pereira, Daniela Wanderley | |
| dc.date.accessioned | 2025-07-17T11:13:44Z | |
| dc.date.available | 2025-07-17T11:13:44Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-12 | |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Daniela Wanderley. O que vou fazer depois da escola? Projeto de vida: calculando salário futuro e encargos. 2025. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42533 | |
| dc.description.abstract | This research presents a pedagogical proposal for investigative activities in high school, developed within the scope of the professional master's degree program at PROFMAT/UFBA, to help students build their professional life projects, strengthen financial education in the school context and focusing on the connection between career choices and financial planning, through a didactic sequence that integrates investigative activities and the use of digital technologies. The research methodology combines elements of financial mathematics with the development of students' life projects, using investigative activities to stimulate the autonomous exploration of mathematical problems and the formulation of hypotheses and solutions. The results of the initial diagnosis of the students, their solutions and discussions of the tasks are presented, analyzing advances, difficulties, strategies and reflections from the perspective of Critical Mathematics Education and the articulation between prior knowledge and mathematical/social knowledge. The final analysis indicates that the integration of financial education into the school curriculum, through investigative activities and the use of digital technologies, prepares students for the financial demands of adult life and promotes the development of essential skills, such as critical thinking and autonomy, as recommended by the Brazil’s Common National Curriculum Base. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
| dc.subject | Foreground e Background | pt_BR |
| dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
| dc.subject.other | Financial Education | pt_BR |
| dc.subject.other | Foreground and Background | pt_BR |
| dc.subject.other | Didactic Sequence | pt_BR |
| dc.subject.other | Critical Mathematics Education | pt_BR |
| dc.subject.other | Digital Technology | pt_BR |
| dc.title | O que vou fazer depois da escola? Projeto de vida: calculando salário futuro e encargos. | pt_BR |
| dc.title.alternative | What will I do after school? Life plan: calculating future salary and expenses. | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Graça Luzia Dominguez | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3639370527164019 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Graça Luzia Dominguez | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3639370527164019 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Samuays, Maikel Antônio | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0456539410950506 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5668066515359210 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3855572199036557 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica de atividade investigativa no Ensino Médio, desenvolvida no âmbito do mestrado profissional do PROFMAT/UFBA, com o objetivo de auxiliar os estudantes na construção de seus projetos de vida profissional, fortalecendo a educação financeira no contexto escolar e focando na conexão entre as escolhas de carreira e o planejamento financeiro, através de uma sequência didática que integra atividades investigativas e o uso de tecnologias digitais. A metodologia da pesquisa combina elementos da matemática financeira com o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, utilizando atividades investigativas para estimular a exploração autônoma de problemas matemáticos e a formulação de hipóteses e soluções. São apresentados os resultados do diagnóstico inicial dos estudantes, suas soluções e discussões das tarefas, analisando avanços, dificuldades, estratégias e reflexões sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica e a articulação entre conhecimento prévio e matemático/social. A análise final indica que a integração da educação financeira ao currículo escolar, por intermédio de atividades investigativas e o uso de tecnologias digitais, prepara os estudantes para as demandas financeiras da vida adulta e promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico e autonomia, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |