DSpace/Manakin Repository

Navegação Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) por data do documento

Navegação Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) por data do documento

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Gama, Niclécia Ferreira (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    O presente trabalho tem como tema principal o papel da leitura de história para a formação de novos leitores, a partir de três anos de idade, quando a criança parece construir significados a partir do uso dos livros infantis. ...
  • Ferreira, Taise dos Santos (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender que a sexualização é um tema a ser discutido por conta da precocidade sexual das crianças nos dias atuais, preconizando que o trabalho desenvolvido em torno da ...
  • Aquino, Ana Maria Maranhão de Souza (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    O presente trabalho intitulado “A pedagogia de projetos como abordagem pedagógica: um olhar sensível e reflexivo sobre os questionamentos das crianças”, aborda a necessidade de desenvolver a mediação pedagógica, através ...
  • Costa, Denise Serra (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    O presente trabalho tem como tema central o processo de aprendizagem da criança com autismo na escola regular observado no Centro Municipal de Educação Infantil Abrigo do Salvador localizado no bairro de Brotas, na cidade ...
  • Moreira, Jaci Evangelista (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/Facedbrasil, 2016)
    O presente trabalho monográfico trata do desenvolvimento moral das crianças de 4 e 5 anos no contexto da Educação Infantil partindo do pressuposto de que as crianças percebem e dão sentido as regras e valores que vivenciam ...
  • Abreu, Eliane Cristina Neves (Universidade Federal da BahiaCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBABrasil, 2016)
    O presente estudo tem como objetivo analisar a construção do pensamento lógicomatemático através das práticas de jogos com criança do grupo 04 (quatro) da Educação Infantil. Nesse sentido, objetiva apresentar os tipos ...
  • Freitas, Luana dos Santos (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/Facedbrasil, 2016)
    A pesquisa teve como objetivo compreensão do desenvolvimento da criatividade das crianças a partir do ensino de Artes Visuais na Educação Infantil . A metodologia de inspiração etnográfica, com base na teoria de Roberto ...
  • Vilasboas, Mirian Almeida Santos (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em docência na Educação InfantilUFBA/Facedbrasil, 2016)
    A pesquisa desenvolvida esteve voltada para as discussões no contexto da Roda de Conversa do Grupo 5, apresentando como objeto de estudo a expressão oral das crianças com a finalidade de compreender como a Roda de Conversa ...
  • Santos, Ariosvalda Santana Ribeiro (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    O presente trabalho tem como título: Alfabetização, Letramento e Multiletramentos na Educação Infantil: práticas possíveis? A reverberação do tema, assenta-se na relevância de (re)pensar sempre quais caminhos percorrer ...
  • Barretto, Daniela Loureiro (Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFBA/Facedbrasil, 2016)
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação entre as representações simbólicas e as identidades das crianças a partir da história "O cabelo de Lelê". Os objetivos específicos são descrever a relação entre ...
  • Nascimento, Cátia Cristine Silva da Cruz (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    Neste trabalho monográfico procuro constatar que através das brincadeiras entre crianças do grupo 5 é possível uma integração pacífica, desafiadora e significativa. Para tanto, foram realizadas várias pesquisas bibliográficas ...
  • Souza, Gerusa dos Santos de (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    O trabalho que segue intitulado O Desenvolvimento de Aspectos Psicomotores da Criança Através da Mediação do Professor, teve como objetivo investigar a importância da mediação do professor no desenvolvimento psicomotor da ...
  • Santos, Andrea Patrícia Freitas dos (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    A pesquisa, do tipo etnográfica de caráter qualitativo, visa investigar a inserção da música e sua relação com as possíveis contribuições no trabalho pedagógico de uma turma de Educação Infantil no que se refere ao ...
  • Coutinho, Luciene Cerqueira (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    Este trabalho monográfico intitulado “A sala da educação infantil: um espaço lúdico de aprendizagem” tem por objetivo partilhar informações para ampliar a visão dos profissionais de Educação Infantil em que compreendam a ...
  • Sousa, Josefa Romania Santana de (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    A presente pesquisa tem como tema a brincadeira nas classes de Educação Infantil e sua inserção nos planejamentos pedagógicos, uma vez que sua problemática esteja centrada em como a brincadeira tem sido (ou não) inserida ...
  • Pereira, Manuela dos Santos (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    A presente pesquisa monográfica tem como objetivo compreender os determinantes do desenvolvimento lógico-matemático em crianças do grupo 4 da Educação Infantil, a partir da interação constituída no cotidiano da creche/escola, ...
  • Assunção, Marivalda Cabé de (Faculdade de EducaçãoEspecialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    Este trabalho com o tema “A moral na educação infantil: Cenas pedagógicas, no ano de 2016. Fundamentado na Psicologia Genética de Jean Piaget, e outros autores, buscou compreender se a Literatura Infantil, jogos dramáticos ...
  • Jesus, Lucivania Mota (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBA/FacedBrasil, 2016)
    O presente trabalho versa sobre a escola de educação infantil do ponto de vista das crianças. Desta forma, entender o que pensam as crianças sobre a sua escola se constitui como questão central no desenvolvimento desse ...
  • Oliveira, Simone da Silva (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFBABrasil, 2016)
    A pesquisa tem como objetivo investigar as mudanças na práticas pedagógicas das professoras da Rede Municipal e Comunitária de educação infantil de Camaçari-Bahia, relacionando-as com os princípios explícitos nos documentos ...
  • Nascimento, Maria D'Ajuda Vasconcelos (Faculdade de EducaçãoCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilFaced/UFBAbrasil, 2016)
    Esta pesquisa apresenta uma abordagem sobre a influência da ludicidade na construção dos conceitos lógicos matemáticos, desenvolvidos através de jogos e brincadeiras para as crianças de quatro anos da Educação Infantil. ...