DSpace/Manakin Repository

O lugar dos jogos em uma sala de quatro anos da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sousa, Maria Cristina Ribas
dc.contributor.author Abreu, Eliane Cristina Neves
dc.creator Abreu, Eliane Cristina Neves
dc.date.accessioned 2016-08-08T14:27:17Z
dc.date.available 2016-08-08T14:27:17Z
dc.date.issued 2016
dc.date.submitted 2016-06-18
dc.identifier.other TCC
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20002
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar a construção do pensamento lógicomatemático através das práticas de jogos com criança do grupo 04 (quatro) da Educação Infantil. Nesse sentido, objetiva apresentar os tipos de jogos mais utilizados na minha sala de aula e destacar as ações manifestas do pensamento lógico matemático nessa faixa etária, considerando o uso dos jogos. Trata-se de uma pesquisa de inspiração etnográfica com intenção de compreender as ordens socioculturais em organização, constituída por sujeitos. A pesquisa se desenvolveu a luz da teoria de Piaget (1998) e estudos de Kishimoto (2011), e Friedmann (1996). Os dados revelam que os usos de jogos na Educação Infantil devem ser utilizados como forma de contribuir para que a criança amplie sua concentração, atenção, agilidade, a coordenação motora, além de proporcionarem trocas, envolvimento em situações que patrocinam a socialização, a cooperação, o respeito mútuo favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Com esse estudo desenvolvi uma consciência capaz de entender e refletir que os jogos na Educação Infantil são uma excelente estratégia de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT This study aims to analyze the construction of logical-mathematical thinking through the game practices with child in the group four (04) of early childhood education. In this sense, objectively present the most used types of games in my classroom and highlight the obvious mathematical logical thinking actions in this age group, considering the use of games. This is an ethnographic inspiration survey intended to understand the sociocultural orders in organizations composed of subjects. Research has developed light Piaget's theory (1998) and studies of Kishimoto (2011) and Friedmann (1996). The data reveal that the game uses in kindergarten should be used as a way to help the children expand their concentration, attention, agility, coordination, and provide exchanges, involvement in situations that sponsor socialization, cooperation, mutual respect favoring the development of logicalmathematical reasoning. With this study developed a consciousness able to understand and reflect the games in kindergarten are an excellent teaching and learning strategy. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Conhecimento lógico-matemático pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Logical-mathematical knowledge pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.title O lugar dos jogos em uma sala de quatro anos da educação infantil pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.contributor.referees Mota, Luciene Freitas
dc.publisher.departament Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.publisher.program Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Pré-Escolar pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples