DSpace/Manakin Repository

Navegação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) por título

Navegação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Amarante, Evandro Menezes de Souza (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-29)
    Neste trabalho, iremos fazer um aprofundamento no que diz repeito às definições e teoremas que envolvem os Números Algébricos e Transcendentes, tendo um enfoque especial nos Números de Liouville, que é uma classe de Números ...
  • Moraes, Paulo Sérgio de Andrade (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-08)
    Neste trabalho são apresentadas abordagens da desigualdade isoperimétrica que podem ser utilizadas no ensino básico. Estas incluem: aspectos históricos, deduções formais da desigualdade (dentre as curvas de perímetro fixo ...
  • Santos Filho, Euclides Araújo dos (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-27)
    Este trabalho propõe uma discussão sobre alguns tópicos da Escola Pitagórica, como Números Racionais e sua aplicação na música, a razão áurea e o número de ouro, o teorema de Pitágoras com demonstrações e aplicações em ...
  • Oliveira, Emerson Ferreira de (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-27)
    Este trabalho, que se inscreve no campo do ensino de matemática, apresenta a possibilidade da utilização da estereoscopia, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos ligados a geometria espacial. Mais ...
  • Teixeira, Leandro Silva (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-08)
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino da Análise Combinatória no nível médio utilizando a aplicação dos conteúdos abordados nos esportes. Nessa sugestão metodológica, o professor parte ...
  • Mascarenhas, Jorge Alécio (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-06)
    Nesta dissertação será feita uma análise da situação atual do ensino da Geometria nos cursos do Ensino Médio através da apresentação do Teorema de Euler para Poliedros Convexos e da análise da sua utilização em salas de ...
  • Alves, Anastácio Brito; 0000-0002-9673-6631; http://lattes.cnpq.br/2355563264517024 (Universidade Federal da BahiaMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) UFBABrasilInstituto de Matemática, 2021-07-16)
    This dissertation aims to present an educational product as a proposal for teaching polygonal functions via teaching-learning-assessment through Problem Solving methodology as pedagogical approach. The mentioned product, ...
  • Torres, Nara Cristina Moreira; http://lattes.cnpq.br/6013242983425128 (Universidade Federal da BahiaMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) UFBABrasilInstituto de Matemática, 2024-04-26)
    This dissertation presents a possibility for teaching and learning geometry through the Project-Based Learning (PBL) approach. The study is characterized by applied research, permeated by content analysis, with the adoption ...
  • Paixão, Roberto Rosa da; http://lattes.cnpq.br/6087099231639333 (Universidade Federal da BahiaMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) UFBABrasilInstituto de Matemática, 2024-06-10)
    The teaching of symmetry is a very important theme, because it is present in many situations in everyday life and, therefore, it is of fundamental importance that students learn to identify it, because it can contribute ...
  • Santos, Sidneia Silveira (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-16)
    O teorema de Erdos-Mordell além de ser muito interessante, apresenta muitas demonstrações diferentes, boa parte delas envolvendo conte udos estudados na Educação Básica. Se tais demonstrações forem abordadas nestas séries, ...
  • Mattos, Leandro da Silva de; http://lattes.cnpq.br/5549609565495680 (Universidade Federal da BahiaMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) UFBABrasilInstituto de Matemática, 6-06)
    This paper examines the arithmetic of digit sums in the teaching and learning process in elementary and high school. The arithmetic of digit sums is equivalent to the arithmetic modulus 9, with the difference being the ...
  • Santos, José Luiz dos (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-08)
    Tomando por base o enredo da criptografia, este trabalho começa abordando os principais conceitos desta ciência através de um contexto histórico, enfatizando sua influência no atual desenvolvimento da ciência e da tecnologia. ...
  • Cardoso, João Carlos dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0810161422962334 (Universidade Federal da BahiaMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) UFBABrasilInstituto de Matemática, 2024-05-15)
    This work integrates three themes into the teaching of mathematics that maintain a more current dialogue with each other than ever before: philosophy of mathematics, semiotics and computational resources in teaching. ...
  • Souza, Hugo Gabriel Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7257630247407390 (Universidade Federal da BahiaMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) UFBABrasilInstituto de Matemática, 2023-06-20)
    The teaching of Physics for high school always finds several challenges in the teaching-learning process. Some factors can be listed, from intrinsic to agents (such as lack of knowledge in the series passed by students and ...
  • Oliveira, Rubens Gualberto de (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-29)
    Nesta dissertação serão apresentadas considerações sobre o estudo do Baricentro dos polígonos convexos. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova abordagem para proporcionar um melhor entendimento e aprendizado ...
  • Ribeiro, Adriano Caribé (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-29)
    Este trabalho tem por finalidade falar sobre tópicos interessantes ligados à Astronomia, que tenham conexões com a Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio e que estejam ao alcance da compreensão dos alunos do Ensino ...
  • Araújo, Lise Canário de (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-06)
    Este trabalho propõe a solução de problemas de cálculo de área de figuras atraentes como uma ferramenta para uma aprendizagem mais significativa de alguns dos conteúdos da educação básica. Oferecemos também uma visão geral ...
  • Camera, Marconi Silveira (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-13)
    Neste material, é apresentado um resumo teórico sobre trigonometria, aspectos teóricos pedagógicos sobre o uso de materiais concreto em sala de aula e um relato de uma experimentação realizada com alunos de segundo ano do ...
  • Santos, Tatiana Souza Lima (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-16)
    Este trabalho pretende apresentar ao leitor uma sequência de problemas que envolvem o conceito de infinito na Matemática com o objetivo de promover o conhecimento de maneira geral e, no âmbito escolar, auxiliar professores ...
  • Cunha, Leandro Solano Carneiro da (Instituto de Matemática. Departamento de Matemática.Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFBAbrasil, 2017-06-29)
    A Proposta deste trabalho, a princípio, é utilizar o Teorema Binomial para cálculos de probabilidade, estabelecendo uma conexão entre esses conteúdos. A ideia é viabilizar aplicações do Teorema Binomial utilizando exemplos ...