DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9638

Title: Pedagogia crítica aplicada à dança no ensino fundamental
Authors: Maçaneiro, Scheila Mara
???metadata.dc.contributor.advisor???: Farias, Sergio Coelho Borges
Keywords: Dança;Estágio;Educação;Teoria crítica;Pedagogia Crítica
Issue Date: 2008
Abstract: Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no PPGAC-UFBA. Teve como objetivo analisar a Pedagogia Crítica como instrumento de fundamentação para a realização de aulas de Dança, na disciplina Artes, do Ensino Fundamental. Por meio do Estágio Supervisionado dos alunos do 3º ano do Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná, buscamos conectar o ensino da Dança às questões da Educação e da Sociedade, de modo a instigar práticas reflexivas e contextualizadoras da vida escolar. A dissertação, inicialmente, apresenta um breve histórico da Arte na Educação Brasileira e a inserção da Dança como linguagem pertencente à disciplina Artes no ensino regular. Como mediador do pensamento reflexivo para a Dança na Educação, trazemos o referencial da Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt, e sua influência para a Pedagogia Crítica e o ensino da Dança na Escola. Através desse encaminhamento, analisamos a aplicação desta teoria pelos estagiários em suas práticas pedagógicas. O estudo de caso é descrito a partir de questionários semi-estruturados, aplicados aos estagiários antes e depois da referência da Teoria Crítica, e a análise qualitativa dos dados é realizada na perspectiva da hermenêutica-dialética. Este estudo influenciou a compreensão de categorias de análises, que contribuíram de modo efetivo para a valorização da Dança na Escola, entre elas, a necessidade de investigação do contexto social para práticas que estimulem postura crítica e reflexiva como instrumento de comunicação e transformação, que pensamos serem significativas para novas possibilidades do ensino da Dança no contexto educacional.
Description: 121f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9638
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ScheilaComSeg.pdf469.15 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA